domingo, 26 de dezembro de 2010

Alzheimer Case


" De Zaak Alzheimer/The memory of a killer", de Eri Van Looy (2005)

Drama policial produzido na Bélgica.

Em Marselha, Angelo,um assassino de aluguel quase aposentado é contratado para uma última missão. Ele não quer aceitar, devido ao seu estado de saúde ( ele é portador do mal de Alzheimer), mas o seu contratador força a barra. ele acaba indo para a Antuérpia, na Bélgica, fazer valer a sua missão.
Chegando lá, ele mata a sua primeira vítima, um funcionário do alto escalão. Ao se aproximar de sua segunda vítima, ele dá pra trás: descobre que é uma menina de 12 anos, prostituta. Quando ele vai tomar satisfações com seu cliente, diz que se recusa a matar menores de idade. O cliente se irrita, mand aum outro assassino matar a menina e ir atrás de Angelo, para matá-lo também. Angelo resolve se vingar, indo atrás de seu cliente e matando todos que estão em seu caminho. Enquanto o tempo vai passando, ele vai se esquecendo das informações, e vai anotando tudo em seu braço.
Paralelo, temos a história de 2 detetives que tentam descobrir a história por trás de todos os assassinatos, e o detsino abaca cruzando o caminho deles com o de Angelo.
O filme é interessante, tem uma boa dinâmica, bons atores. Tecnicamente é correto, boa fotografia, som, trilha sonora. Faz uma crítica a corrupção na polícia e na política. Não traz nada de novo, apenas uma história bem contada, porém longa, com 2 horas de duração. Poderia ter uns 20 minutos a menos, chega uma hora que você acha que o filme acabou e não, ele vai para um outro desfecho. Daí perde o bom ritmo que tinha até então.
Durante o filme, me lembrava o tempo todo de 2 outros filmes, com referencias bem explicitas: " Amnésia", por motivos óbivos, e " O estranho", de Soderbergh, como Terence Stamp, interpretando um assassino de aluguel aposentado que quer descobrir o paradeiro dos assassinos de sua filha.
Vale como curiosidade para ver um filme policial belga, com forte influencia do cinema de Hollywood.

Nota: 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário