quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Como eu terminei esse verão


"Kak Ya Provyol Etim Letom/How I ended this summer", de Aleksei Popogrebsky (2010)

Belo drama russo, que participou do Festival de Berin em 2010.
Numa estação do Pólo ártico, 2 funcionários trabalham fazendo planilhas de nível de radiação local.
Um é veterano, trabalha lá a décadas. Ele é sério, sua rotina se consiste apenas no trabalho. O outro é um jovem que trabalha lá a pouco tempo. O veterano não tem muita paciência com o rapaz, que se mostra desleixado e desatento, passando o tempo ouvindo seu ipod durante o trabalho, o que o mantém distraído. Apenas os dois homens habitam o local.
Um dia, o veterano resolve passar a tarde pescando. deixa a missão de cuidar da estação com o jovem. Passa o tempo, o jovem recebe uma notícia pelo rádio que amulher e o filho do homem sofreram um acidente mortal. O jovem acaba não contando a notícia. Já para o final, quando o homem descobre, sua ira é tanta que resolve caçãr o rapaz.
O filme fala sobre a perda da razão, através de motivos torpes, causada principalmente pela solidão do local. Esse plot lembra bastante o filme " O iluminado".
O filme tem belíssima fotografia, registrando o azul e branco do ártico, com uma beleza impressionante. É um filme de ritmo muito lento, introspectivo. A relação tensa e psicológica dos dois homens flui devagar, deixando sempre um clima de suspeita pairando no ar.
A atuação dos 2 atores é sensacional.
Grigoriy Dobrygin and Sergei Puskepalis acabaram dividindo o prêmio de melhor ator em Berlin, pela entrega visceral dos personagens.
O filme foi todo rodado em câmera digital RED, incrível a captação das imagens. A trilha sonora tb é vibrante.
Um filme curioso, para quem curte uma cinematografia de arte, é um filme imperdível.
O filme tem a duração de 2:04, tivesse uns 20 minutos a menos seria perfeito.

Nota: 8


Um comentário:

  1. Olá boa tarde. Gostaria de saber onde você conseguiu assistir esse filme? Estou interessado em assistir e não encontro em lugar algum.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir