segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A Culpa é sua


" Por tu culpa", de Anahi Berneri (2010)

Drama argentino dirigido por Anahi Berneri, concorreu no Festival de Berlin em 2010. Narra uma noite na vida de uma mulher, que mora com seus dois filhos pequenos. O pai está ausente, trabalhando em outro estado. Ela tenta trabalhar em casa, mas seus filhos a deixam muito estressada, e ela se irrita com eles. O caos estabelecido por seus filhos acabam fazendo com que o menor se acidente, ele cai da cama após discutir com seu irmão maior. A mulher, desesperada, resolve levá-lo ao hospital para uma radiografia, mas acaba passando a noite lá, acusada de maus tratos, após vários interrogatórios médicos, que estranham a atitude da criança.
O filme tem Direção segura, e os atores estão ótimos, em especial Erica Rivas no papel da mãe. A Câmera me lembrou bastante o estilo de filmar dos Irmãos Dardenne, cineastas belgas que têm formação documental, e são perfeitos ao registrarem a vida cotidiana. Assim é " A culpa é sua". Um relato quase que em tempo real dos acontecimentos de rotina de uma mulher, o hospital e a polícia. Apesar disso, o filme tem um ritmo bem lento, e cansa lá pro meio.
Após a sessão, fica a sensação de que o filme é um aviso para todos que pensam em ter filhos. A campanha é completamente contra as crianças. Filhos, porque tê-los, se eles infernizam a sua vida???

Nota: 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário