sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Dead Snow


"Dead Snow/Dod Sno", de Tommy Wirkola (2009)

Divertido filme de terror norueguês, com toques de comédia e trash. Interessante como o gênero terror atrai novas cinematografias de todo o mundo: Filipinas, Tailândia,Coréia do Sul , até mesmo a Suécia, com a obra-prima " Deixa ela entrar" . Esse "Dead Snow" fez enorme sucesso em 2009 no Festival de Sundance. A Noruega, de repente, virou um grande pólo produtor de filmes de terror, fato curioso.
Tommy Wirkola criou aquilo que parecia esdrúxulo, mas que virou um filme delicioso: zumbis nazistas numa região gelada da Noruega.
O filme é , como não poderia deixar de ser, um amontoado de clichês do gênero: Pânico, Noite dos mortos vivos, Arraste-me para o inferno, e principalmente, " Evil dead" e " Fome animal". A milhões de vezes copiada cena de alguem cagando num banheiro externo da cabana, e sendo atacado...enfim..as mortes são divertidas, e o filme subverte o gênero de forma inteligente e sarcástica.
Um grupo de jovens estudantes de medicina resolve passar o feriado da Páscoa (isso na Noruega) numa região montanhosa, coberta de neve. Cada um deles representa um estereótipo: o nerd, o gostosão, a gostosona, o bobão. Chegando na cabana, que pertence à namorada de um dos 7 amigos, eles desconfiam do sumiço dela ( a moça é atacada no ínício do filme). Resolvem acampar por lá mesmo, aguardando a chegada dela. Brincam, bebem, se divertem. Um velho das montanhas bate na porta e os avisa do perigo da região. A maldição dos zumbis nazistas: um pelotão inteiro que se refugiou na região durante o final da 2 guerra, e desapareceu, após serem atacados pelos populares.
Os amigos não acreditam na história, lógico, e resolvem continuar ali esperando a amiga. O que eles não esperavam é que os zumbis ressuscitariam naquela noite, e passam a atacar os amigos um a um. As cenas de morte e violência são tão esdrúxulas que chegam a ser engraçadas. Em uma cena, por ex, um dos amigos escapa de cair no precipício porque se agarra na tripa de um dos zumbis. Tudo é usado para matar os zumbis: serra elétrica, armas, facões.
A fotografia, a trilha sonora, os efeitos são perfeitos. A combinação de cores do branco da neve com o sangue é muito interessante, aumentando ainda mais a tensão proposta pelo filme.
Não é filme que vai agradar a todos os amantes do terror: por ser feito como paródia, tem seus lances de humor e trash, apesar do clima tenso de algumas cenas. Porém, quem curte sangue e tripas aos montes, vai se deliciar com o filme. O desfecho é divertido, e abre brecha para uma possível continuação.

Nota: 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário