quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Líbano


"Lebanon", de Samuel Maoz (2010)

Poderoso filme que narra um grupo de 4 soldados israelenses, confinados em um tanque, durante a invasão de isarel no terreno Libanês, em 82.
O filme é autobiográfico. O Diretor Samuel Maoz foi um desses soldados, e aqui ele quiz exorcizar seus fantasmas. Ele ficou chocado com as imagens que ele testemunhou, nessa sangrenta batalha. Observou cidades, populares, sendo massacradas pelos soldados israelenses.
O filme é praticamente visto pelo ponto de vista dos soldados dentro do tanque. Eles não saem de dentro, e de lá, recebem ordens absurdas das autoridades. Foram construídos vários tanques para a filmagem, de forma que fosse possivel a camera passear por varios angulos distintos.
Muitas cenas são cruéis, como por ex, o ataque ao senhor do caminhão de galinhas, e um ataque num vilarejo, onde uma mulher testemunha sua familia ser dizimada. Um filme difícil, necessário, cruel.
O filme ganhou Leão de ouro em veneza, em 2009, melhor filme. Interessante, que no ano anterior, foi exibido em Cannes, com muito sucesso, " valsa para bashir", uma animação também com plot semelhante a esse. Que venham outros filme do mesmo nível dos dois.

Nota: 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário