domingo, 19 de dezembro de 2010

O Homem Sanduíche


" The sandwich man", de Hou Hsiao Hsien, Wan jeng e Tsang Jong (1983)

Assisti esse filme na Mostra dedicada ao cineasta Hou Hsiao Hsien, aqui no CCBB do RJ.
Esse filme se consiste em três curtas, dirigidos por três cineastas. cada um tem 35 minutos, e tem como tema em comum, a luta do homem pobre para sobreviver na cidade e ter uma vida digna. Os três são baseados em contos de Huang Chun Ming sobre a Taiwan de 1960. Os filmes têm uma influência muito forte do neo-realismo italiano, principalmente os filmes de Vittorio de Sica e Rosselini. Observam com olhos distanciados o cotidiano de homens simples, desbravadores, que jamais deixam de esmorecer perante as dificuldades da vida.
O 1o episódio, " O palhaço do filhinho" , é dirigido por Hou Hsiao Hsien. É sobre um homem que se veste de palhaço e bota umas placas com anuncios do cinema local, para poder divulgar. É o famoso homem -sanduíche. Ele se inspirou num anuncio japonês e ingenuamente, acredita que fará levar espectadores ao cinema local, que sofre por falta de público, quase indo á falência. Sua esposa é dona de casa, e eles têm um bebê, que criam com dificuldade. Esse episódio talvez seja o com mais cara de neo-relaista, dada a humanidade com que os personagens são tratados. Hsiao Hsien critica também a morte do cinema de rua. os atores são maravilhosos, e a trilha, emcocionante. O desfecho é poesia pura.
O 2o episódio, " O chapéu de Vicky", dirigido por Tsang Jong, trata sobre 2 vendedores que chegam em uma vilarejo para vender panelas de pressão japonesas. Um dos vendeodres espera vender muitas panelas, para poder sustentar sua esposa, que está grávida. O outro vendedor, ex-militar, fica obcecado por uma menina do local, que sempre usa um chapéu. Unindo comédia e drama, esse episódio termina de forma melancólica e quase uma tragédia.
O 3o episódio se chama " O sabor da maçã", e é dirigido por Wan Jeng. É sobre um pobre operário que é atropelado por um militar americano. Apavorado, o militar leva o sujeito para um hospital da base americana, e convida a familia dele a visitá-lo, oferecendo também uma boa gratificação. A conclusão é a de que o homem é um sujeito de dorte por ter sido atropelado. Esse episódio é curioso, porque une comédia rasgada a gagas visuais, e mostra uma taiwan pobre, com comunidade de favelados.
Interessante notar que os três episódios fala sobre a influência de culturas diferentes que trazem surpresas e consequências nas vidas das pessoas. No caso dos 2 primeros episódios, a invasão da cultura japonesa. No 3o, a influência da cultura americana, se enraizando no domínio taiwanês.
Esse filme é considerado um divisor de águas no cinema de Taiwan, sendo chamado de " Cinema new wave", por trazer à tona temas sociais de uma sociedade que vai perdendo sua identidade cultural. O elenco de forma geral é bom, com ceretza devem ter muitos não-atores, interpretando com naturalidade e humanismo os seus personagens errantes.

Nota: 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário