sábado, 25 de dezembro de 2010

O túmulo dos vagalumes


" Hotaru no haka/ Grave of the fireflies", de Isao Takahata (1988)

Anime japonês, foi lançado em sessão dupla nos cinemas do Japão junto com " Meu vizinho Totoro", de Hayao Myasaki. Acabou sendo suplantado pelo filme de Myasaki, devido ao seu forte teor dramático, que espantou parte do público, que esperava algo mais de entretenimento.

" O túmulo dos vagalumes" é um dos filmes mais emocionantes que já vi, e olha que o filme é animação. A constante tragédia e melancolia que percorre o filme deixa o espectador baqueado, em constante clima de tristeza.

Seita ( 14 anos) e Setsuko ( menininha de 4 anos) são dois irmãos que moram em um vilarejo do Japão da 2a guerra mundial. Seu pai foi lutar no front, e nunca mais voltou. Durante um bombardeio dos americanos, a mãe deles é fatalmente atingida, e vem a falecer. Os dois irmãos precisam então, lutar pela sobrevivência. Vão morar com a tia deles, que de início os recebe bem, mas logo com o desenrolar da guerra e a falta de comida, passa a maltratá-los.
A maior desgraça dos irmãos não é a guerra em si, mas o descaso que os adultos têm com eles. Egoístas, cada um pensa em si. Negam assistência, carinho, abrigo. Os irmãos decidem partir, e encontrar um espaço para eles. O que encontram é apenas desgraça, tragédias e falta de humanidade. O irmão mais velho tem como meta proteger sua irmã, mas tudo parece conspirar contra. A irmãzinha vem a adoecer, e Seita se desespera, chegando a roubar para alimentar a irmã.
As cenas do filme são extremamente realistas e comoventes: a imagem da mãe, ferida, sangrando, tendo suas chagas repletas de vermes, é algo de estarrecedor. O filme não poupa imagens de mutilações, sangue, desgraça.
E tudo é visto pelo ponto de vista das crianças. A menininha carrega consigo uma latinha de balas, que ela vai devorando aos pouquinhos. É muito comovente a cena que ela faz cair as balinhas, e já não caem mais.
Apesar de tanta violência, o filme reserva cenas de pura magia e encantamento. Numa cena noturna os irmãos testemunham as luzes dos vagalumes. A menininha, encantada, pergunta para o irmão porque os vagalumes morrem tão cedo ( após se acenderem, os vagalumes morrem). O irmão nada responde, deixando suspensa a resposta.
A parte final do filme é algo muito triste, e confesso, chorei muito. Um lamento perdido pelo horror da guerra. Impossível ficar alheio ao drama dos irmãos. Um filme de pura beleza, trágico, cruel, realista.

Um filme para guardar sempre no coração.

Nota: 10

Um comentário:

  1. "Um filme para guardar sempre no coração."

    Concordo plenamente...De fato torna-se uma difícil tarefa explicar o turbilhão de sensações que pode-se abstrair ao contemplar uma obra como esta.

    Entre as belíssimas e fantásticas estórias do Universo Ghiblli Hayao Myazaki nos golpeia com um choque de realidade...

    Uma boa opção para o excêntrico e uma dose de néctar melancólico e sucicida para pessoas sencíveis de mais ou mesmo inadaptadas emocionalmente.

    Mas em aplos aspectos um belíssimo longa 10mil recomendações como animação.

    ResponderExcluir