segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Sussurros do Coração


"Mimi wo Sumaseba/Whispers of the heart", de Yoshifumo Kondo (1995)

Belíssimo anime japonês, que narra a história de um amor que floresce entre uma menina de 14 anos, Shimizu e um jovem , Amasawa Seiji, que trabalha com seu avô, dono de um antiquário. Esse amor adolescente deixa a menina confusa e provoca maus rendimentos escolares
(até então, ela tirava boas notas e era aplicada). O jovem resolve então ir para a Itália e deixar a menina , para que ela não sofra mais.
Narrado assim parece um melodrama, mas o filme tem a magia de contar a história de um primeiro amor de uma forma que só o estudio de Hayao Miyazaki tem. Unindo realismo, magia e encantamento, esse é o segredo de todos os desenhos dele. Nesse, Hayao escreveu e produziu, deixando a direção para Yoshifumo Kondo, que veio a falecer logo após o lançamento do filme.
É um filme que fala sobre sofrimento, sentimentos puros . Shimizu de início não sabe o que é o amor, faz pouco caso disso, e vários personagens paralelos sofrem por não terem o amor reconhecido. Adoro os traços dos animes produzidos e ou dirigidos por Miyazaki, são simples, sem tecnologia, mas vivos, coloridos.

Nota: 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário