segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Cúmplices do Silêncio


" Complici del silenzio", de Stefano Incerti (2010)

O filme narra o drama de Maurizio Gallo, jornalista italiano que vai com um amigo fotógrafo para Buenos Aires cobrir a Copa do mundo em 78.
Essa viagem também é o reencontro com seus familiares que ele não conhece, que sairam da Itália para tentar vida nova na Argentina. Chegando na casa, ele conhece tios, primos. Todos o recebem muito bem.
Porém, a Argentina vive um período turbulento na política, quando a ditadura assume o Governo. Tudo é muito discreto, e as pessoas agem como se nada acontecesse. Maurizio traz consigo uma soma em dinheiro, que ele deve entregar a Ana, ex-mulher de um argentino que foi morar na Itália. Em seu encontro com Ana, ele se apaixona perdidamente, sem saber que ela é na verdade, uma guerrilheira filiada a um grupo contra a ditadura militar.
Os dois se envolvem, e Ana tenta dissuadir a idéia de um relacionamento, mas Maurizio não ouve. Até que eles são sequestrados pelos militares e levados para uma base, onde são torturados barbaramente. Maurizio, jornalista conhecido na Itália, tenta provar que não é militante, mas sua paixão por Ana o faz aderir a causa.
O País está todo envolvido com a Copa do Mundo, e a população por um momento, se esquece que vive um governo de terror.
Essa produção italiana filmada na Argentina é um ótimo exemplo de drama político, que junta também ingredientes de um bom melodrama.
A direção é segura, a interpretação dos atores é ótima, apesar dos personagens serem contruídos em cima de estereótipos.
O roteiro cria um forte clima de tensão, e lembra bastante os filmes de Costa Gravas dos anos 80. Alguns pequenos deslizes no roteiro: a resolução, um pouco improvável. O que mais me incomodou foi a reviravolta de um personagem que se mostrou mal o tempo todo, e de repente, resolve ajudar um outro personagem.
A fotografia, a trilha sonora são competentes.
Um filme que merece ser visto, pelo seu forte teor de denúncia contra regimes ditatoriais. O filme me fez lembrar do nacional " Pra frente Brasil", que também usa o mote da Ditadura em período de Copa do Mundo.

Nota: 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário