sábado, 1 de janeiro de 2011

Nosso fantástico século XXI


"Neowa naui 21 segi/Our fantastic XXI century", de Ryu Hyung-ki (2010)

Drama da Coréia do Sul, sobre uma jovem, Soo Yung, que trabalha em um supermercado e mora com seu namorado camelô em um pequeno apartamento no subúrbio. O sonho de Soo Yung é se tornar estilista, e para isso, ela quer fazer uma lipoaspiração. Mas ela não tem recursos para a cirurgia. Resolve então entrar no sistema operacional do supermercado, promovendo promoções, e em cima dessa armação, ela ganha dinheiro. Aos poucos, ela começa a juntar dinheiro, e guarda tudo em casa. Um dia, seu namorado desaparece, e o dinheiro sumiu. Para piorar a situação, a gerente do mercado descobre a farsa de Soo Yung, e para não denunciá-la, a chantageia. Desesperada, ela recorre a um agiota. Que também passa a abusar dela.
Dito assim, o filme parece um dramalhão mexicano. Mas está longe disso, a heroína da história é uma sofredora, mas tenta sempre buscar alternativas para se levantar. O roteiro vai levando o espectador a uma narrativa envolvente, trazendo surpresas ao longo da história. É um filme seco.
É bem baixo astral, triste, e com um registro quase documental, distanciado, o que torna a experiência de assistir ao filme mais sufocante.
Um filme de ritmo muito lento, fotografia escura. A música é praticamente ausente. Os atores são bons, Bo Eun Choi no papel de Soo Yung está ótima. Mas é um filme para cinéfilos, de dificil digestão para o público de uma forma geral. Participou do Festival de Berlin em 2010.

Nota: 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário