sábado, 29 de janeiro de 2011

O Discurso do Rei


" The King`s speech", de Tom Hooper (2010)

Drama baseado em fatos reais, narra a história do Duque de York Berty (Colin Firth) , casado com Liz (Helena Bonhan Carter), uma mulher dedicada ao marido e às filhas. Pai zeloso, Berty tem problemas de nervosismo e gagueira, o que o deixa com baixa auto-estima.
Seu Pai, o rei George V (Derek Jacobi), está doente, e precisa nomear o seu sucessor. O irmão mais velho de Berty, Edward (Guy Pearce) é nomeado o sucessor. Porém, Edward é aventureiro e possui uma vida mundana e dedicada a festas e vôos. Ao seu lado, a amante americana por quem ele é apaixonado. Ela é divorciada 2 vezes, o que seria um escândalo, uma vez que o rei da Inglattera é quem comanda a Igreja no País. Dessa forma, Edward, que não larga mão de seu amor, renuncia ao cargo, e passa a bola para Berty. Às vésperas da 2a Guerra Mundial, e com a crescente ascenção de Hitler, Berty sente a necessidade de ser a voz do comando de sua nação. Sua esposa contrata os serviços de Lionel Logue (Geofrey Rush), homem honesto e humilde que vive com sua mulher e filhos. Lionel é especialista em discursos, cargo que exerceu após a 1a guerra mundial, quando era contratado para fazer os soldados psicologicamente abalados voltarem a conversar. Ator frustrado, Lionel vive fazendo audições, sem sucesso.
Essa relação entre Berty e Lionel é no início tumultuada e tensa, mas após anos e com muita resistência de Berty, Lionel o faz acreditar que ele é a pessoa que mudará o País. Berty ganha confiança e acaba fazendo o seu 1o discurso para a Nação.
O filme, mais do que fazer um registro sobre esse período da década de 30 que antecede a 2a Guerra Mundial, é uma fábula maravilhosa sobre o poder de superação, de acreditar em si próprio, destruindo obstáculos. Fala sobre a amizade que começou tensa, mas que durou toda a vida, entre o Rei George VI " Berty" e Lionel.
A direção do filme é segura, com ótimo trabalho de atuação do trio principal: Colin Firth, Geofrey Rush e Helena Bonhan Carter estão excepcionais. Tecnicamente, o filme é todo impecável: fotografia, trilha sonora, direção de arte, figurinos. Como não poderia deixar de ser, esse filme histórico tem uma narrativa burocrática, lenta. Favorecido por um roteiro magnífico, os personagens demonstram simpatia imediata com o público. A Cena final do discurso é emocionante.
O filme acerta ao conferir doses de humor inglês ao drama. Torna a produção mais cativante e leve. Muitas cenas são antológicas: além do desfecho, temos a cena do primeiro treinamento, a cena que Berty faz oratória toda baseada em " fuck "...
Um filme memorável pela atuação brilhante do elenco.

Nota: 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário