segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Grey Gardens


" Grey Gardens", de Michael Sucsy (2009)

Filme produzido pela HBO, baseado no documentário " Grey Gardens", de 1975, dirigido por Albert e David Maiysles.
O filme narra a história real de Big Edie (Jessica Lange) e Little Edie ( Drew Barrymore), mãe e filha. Socialites, faziam parte da high society de Nova Yorque dos anos 30. A família acabou se mudando para a casa de campo de Long Island, apelidada de Grey Gardens. Edith (Big Edie) é tia de Jackeline Kennedy.
Edith, antes de se casar, tinha o sonho de se tornar cantora, mas teve o seu sonho enterrado após se casar, tendo que se dedicar ao papel de mãe de 3 filhos. A filha, Edie, temendo ter o mesmo destino de sua mãe, evita namoros e casamentos, pois seu sonho é se tornar atriz e dançarina. Ela se muda com seu pai e irmãos até Nova Yorque, após o pai pedir a separação de Edith. Apesar da distância, a mãe controla a vida de Edie, alertando-a contra falsos pretendentes e aproveitadores. Após uma experiência frustrada com um político casado, Edie resolve voltar a morar com sua mãe. A partir daí, o filme mostra a decadência física e moral de mãe e filha, até a extrema pobreza, morando na mansão abandonada e cheia de animais e fezes. Alertados pelos vizinhos, a inspeção sanitária vai bater na casa. Elas acabam saindo nos noticiários como as parentes de Jaqueline Kennedy esquecidas pela parente famosa. Acabam recebendo o convite de 2 irmãos documentaristas, que querem fazer um filme sobre a vida das duas.
Emocionante e belo filme, com uma história incrível. O roteiro é excelente, detalhando a vida excêntrica e melancólica de duas mulheres que tiveram as vidas destruídas por um ideal de vida que não se concretizou. A produção, direção de arte e figurino são requintados. A trilha sonora de Rachel Portman é maravilhosa. Mas o mais impactante nesse filme é a atuação de Jessica Lange e Drew Barrymore. Caraca, fiquei pasmo com a qualidade, e entrega que as duas atrizes fizeram aos seus personagens tão complexos, e sem cair na caricatura. Muito foda mesmo! Me emocionei demais! A maquiagem delas já idosas deixa eu pouco a desejar, mas nada que estrague o brilho dessas duas grandes atrizes. Não a toa, o filme levou quase todos os prêmios de interpretação em 2009: Globo de Ouro, Emmy, etc. Merecidíssimos.
Imperdível para quem ama um bom filme, com ótimas performances e roteiro primoroso.

Nota: 9


Nenhum comentário:

Postar um comentário