sábado, 19 de fevereiro de 2011

Trabalho Interno


" Inside Job", de Charles Ferguson (2010)

Documentário indicado ao Oscar 2011, é uma análise profunda sobre a crise econômica de 2008, que assolou o mundo e causou prejuízo financeiro da ordem de mais de 20 trilhões de dólares, além de milhões de novos desempregados. Essa crise é a mais devastadora desde o crack da bolsa de 29.
O autor, Charles Ferguson, procura tecer a sua teoria sobre o porquê da origem d acrise. Para isso, ele remete a situação econômica dos EUA desde os anos 8o, ainda no Governo Reagan. Traça todo um paralelo entre política e finanças, segundo o autor, caminhando lado a lado. Corrupção, ambição, tudo caminha a passos largos. O filme exibe dezenas de entrevistas com economistas, políticos, professores de economia, presidentes de corporações, etc, que dão depoimentos as vezes constrangedores, as vezes elucidativos. De uma forma geral, o filme é muito complexo para o espectador leigo. Todos os depoimentos são muito técnicos, e a linguagem é economês, Fiquei completamente perdido o filme todo, porquê ele não dá respiro: é um bombardeio de informações, que não dá trégua. E logo eu, que não entendo nada de economia. Saudades dos filmes de Michael Moore, esses sim Cinema, feitos para um público amplo, didáticos e divertidos. Aqui, parece que estamos assistindo a uma tese de algum aluno de economia. Chato, muito chato. O filme é longo, repetitivo, e totalmente desprovido de cinema.

Nota: 4

Um comentário:

  1. Eu gostaria de assistir a esse documentário e a filmes de MIchael Moore. Se você tiver o link de download de algum deles posta aqui?

    ResponderExcluir