sexta-feira, 4 de março de 2011

I´m still here : O ano perdido de Joaquin Phoenix


" I´m still here" , de Casey Aflleck (2010)

Documentário que faz o registro de quase 1 ano na vida do ator Joaquin Phoenix, desde o anúncio que ele fez em um evento de caridade, revelando que jamais trabalharia como ator outra vez. Seu último filme até então foi " Amantes", com Gwyneth Paltrow. Seu cunhado, o ator Casey Affleck, faz então um portrait de Phoenix, e seu caminho para se tornar um cantor de rap, que é o seu desejo.
O filme começa com imagens de Phoenix no Panamá, cidade onde seus pais missionários moram. Ao todo, o casal possui 5 filhos, entre eles, o também ator River Phoenix, falecido por motivos de overdose. Joaquin começa a adquirir uma imagem desleixada, descuidando de seu corpo e higiene pessoal. Fica barbudo, cabeludo e uma aparência auto-destrutiva. Acompanhamos as constantes brigas com os seus 2 assistentes pessoais, as bebedeiras, uso de drogas (cocaína) e orgias com prostitutas. Tudo registrado sem pudor. Mostra também a sua relação com o rapper Puff Daddy, e outros do Gênero. O filme também mostra na íntegra a famosa entrevista que ele deu para o apresentador David Letterman. Na entrevista, Phoenix se mostrava apático, chapado e grudou chiclete na mesa. Após esse evento, no qual ele declarou publicamente não querer mais trabalhar como ator, Phoenix virou motivo de chacotas.
O documentário é interessante, apesar de longo. Phoenix se expõe na íntegra, sem censura. Porém, o que se diz por aí é que esse é na verdade um " mockmentary" (falso documentário), tendo tudo devidamente planejado. Seria na verdade uma brincadeira de ego, mais um personagem na vida do ator. Vendo o filme, podemos perceber claramente muitas armações, principalmente no que diz respeito a um de seus assistentes. Phoenix parece brincar o tempo todo diante das câmeras, que não cansam de registrar momentos escatológicos.
Uma curiosidade para quem curte acompanhar o dia a dia de celebridades excêntricas. Exibido no Festival de Veneza de 2010, o filme gerou controvérsias e expeculações sobre sua autenticidade.

Nota: 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário