sábado, 5 de março de 2011

Morrer como um Homem


" To die like a man/ Morrer como um homem", de João Pedro Rodrigues (2009)

Drama musical, do mesmo cineasta dos polêmicos " O fantasma" e " Odete". Mais uma vez, João Pedro Rodrigues trabalha com a temática do homossexualismo. Dessa vez, ele narra a história de Tonia, um travesti que sobrevive fazendo shows em uma boite gay em Lisboa. Após mais de 20 anos fazendo shows, Tonia vai perdendo espaço para os novos talentos. Ao mesmo tempo, ela sofre com a vida marginal de Rosario, seu jovem namorado, que vive com biscates e pequenos roubos. Para piorar a situação, Zé Maria, seu filho que Tonia abandonou quando era criança, retorna para casa, após desertar doi exército, por ter matado um soldado, em acesso de fúria por conta de seu pai ser um travesti. Tonia descobre também que está doente: o silicone implantado em seus seios causaram inflamação irreversível em seu corpo.
O filme é um melodrama musicado, mas bem diferente do estilo colorido e bem humorado de Almodovar. O filme é melancólico, bruto, cru. As cenas de nudez masculina abundam na tela, a fragilidade dos personagens tornam tudo muito realista. O cineasta abusa de filtros nos números musicais, tornando tudo vermelho ou azul.
Fernando Santos, no papel da protagonista Tonia, defende com garra o difícil personagem. O elenco de apoio também é interessante, com destaque para Alexander David, no papel de Rosario. A fotografia é escura em vários momentos, mas de uma forma geral é interessante. As músicas fogem do estereótipo de shows de drag queens, com exceção de um número de dublagem onde a atriz dubla " Total eclipse of the heart", um ícone gay. No mais, são fados tradicionais.
O filme é longo, quase 130 minutos. Tivesse pelo menos 30 minutos a menos, seria muuto mais interessante. O roteiro é curioso, mas lá pela meio, perde seu rumo, numa viagem que Rosario e Tonia fazem até a casa do irmão de Rosário. os dois se perdem e vão parar na casa de uma travesti. As cenas que se seguem tentam dar um clima mágico de fábula, mas me pareceu uma tentativa frustrada. Não combinou com o restante do filme.

Nota: 7


Nenhum comentário:

Postar um comentário