quarta-feira, 30 de março de 2011

Uma Professora muito Maluquinha


Dirigido por Cesinha Rodrigues e André Pinto

Adaptado do livro best-seller de Ziraldo, " Uma professora muito Maluquinha" não é, pelo menos no conteúdo, um filme infantil, como aparenta ser.
A história gira em torno de Catarina Roque, Cate para os mais próximos. Ela é professora e mora em uma cidade do interior de Minas. O filme começa com Luizinho, menino da roça, que se encaminha para o seu primeiro dia de aula. Ele logo cria inimizades com garotos da cidade, que zoam dele pelo fato dele ser morador do interior. Ao chegar na sala de aula, Luizinho e todos as crianças ficam admiradas com a beleza e simpatia da Professora Cate. Ela logo ganha a confiança e apreço de todas as crianças, e também, inimizade com outras professoras da escola, que possuem método tradicional e careta de dar aulas. Cate propõe brincadeiras, cantorias, tudo de uma forma divertida, para que as crianças aprendam brincando. Ao mesmo tempo, os homens da cidade se apaixonam por ela, e o mundo vive o temor da segunda guerra mundial.
Essa é uma adaptação extremamente feliz da obra de Ziraldo. O elenco é numeroso, e composto por atores de tv e teatro: Paola Oliveira, Chico Anysio, Rodrigo Pandolfo, Suely Franco, Elisa Pinheiro, Claudia Ventura, Cadu Fávero, Max Fercondini, etc. Tecnicamente é ótimo: fotografia, som, trilha sonora deslumbrante de Ronald Vale.
O filme guarda muito parentesco com o filme francês " O pequeno Nicolau". Além de ser baseado em obra já publicada ( no caso, Goscinny e Sempé), o filme atinge mais os adultos nostálgicos do que o público infantil. Atrás de toda alegria e romantismo existente no filme, guarda uma melancolia tênue que deixa os corações da gente apertado. O filme é uma elegia a um mundo que infelizmente não existe mais. O da imaginação, da felicidade, do romantismo puro.

Nota: 9

Um comentário:

  1. Hsu querido,

    adorei ler seu comentario, e mesmo sendo domingo, fiquei super feliz.
    Bjs
    AndreP

    ResponderExcluir