sábado, 5 de março de 2011

Restrepo


" Restrepo", de Tim Hetherington e Sebastian Junger (2010)

Filme vencedor do prêmio de melhor documentário em Sundance 2010, e indicado ao Oscar da Categoria em 2011.
Tim Hetherington é fotógrafo, e venceu um prêmio da World press com a foto de um soldado americano em Restrepo, no Vale do Korangal, Afeganistão. Sebastian é roteirista, e escreveu o roteiro do filme " Mar em fúria". Juntos, acompanharam 15 meses na vida de um pelotão americano (segundo pelotão) na base de Korangal , um vale situado naquela que é considerada a região mais perigosa do Afeganistão, por ser uma área estretégica para os Talibãs.
O slogan do filme é " Um pelotão, um Vale, um ano". O filme registra desde o momento de chegada dos soldados na região, o primeiro encontro com esse local inóspito, os ataques, as mortes dos companheiros, as frustrações, os sonhos e desejos.
O que mais impressiona no filme são as imagens, corajosas por registrarem tudo tão próximo, inclusive com risco de vida para os cinegrafistas. Ter essas imagens realistas causam um impacto profundo, e é fácil entender que esses soldados jamais voltarão a ser o que eram antes de ir para a guerra.
Os diretores não fazem aqui nenhum tratado sobre o tema, nem buscam culpados ou vítimas. Apenas acompanham, com um olhar distanciado, o drama de jovens soldados, muitos sem saber o que de fato foram fazer lá, e qual lugar iriam. Mostra também a arrogância de militares americanos na região, ao impor a construção de uma estrada na região, nem que para isso, eles tenham que negociar com moradores do local, muitos feridos pela guerra. Em uma cena, anciãos querem indenização pela morte de uma vaca, causada pelos soldados. Os militares dizem não ser possível restituir o prejuízo com dinheiro,e sim, com bens. Pegar ou largar.
Um filme que não acrescenta muito ao tema, visto que ultimamente tivemos muitos exemplos de documentários que tratam do mesmo assunto: soldados ingenuamente seguem para uma guerra que eles mesmos não sabem o porquê estão lá, e a descoberta tardia que fizeram uma escolha errada em suas vidas. Vide o recente " Armadillo", filme dinamarquês que também documenta o dia a dia de soldados na região.
De qualquer forma, o filme exala tensão, e é sempre comovente acompanhar o trauma de soldados, que precisam lidar com a constante presença da morte em suas vidas.
O filme foi co-produzido pela CNN e pela National Geographic Channel. O nome " Restrepo" é uma homenagem que os soldados fizeram, a um dos colegas, mortos na primeira investida na região. Eles batizaram o posto americano no Vale com o seu nome, e ficou ativo de 2007 a 2009.

Nota: 7



Nenhum comentário:

Postar um comentário