quinta-feira, 21 de abril de 2011

Contra o tempo


" Source Code", de Duncan Jones (2011)

Drama de ação e ficção científica, com dose de romance. Parece muito?
Interessante, que ele foi lançado próximo a " Os agentes do destino", filme com Matt Damon e Emily Blunt, que também aposta nessa mistura de gêneros.
Colter (Jake Gyllenhaal) é um soldado americano em ação no Afeganistão. Quando o filme começa, nós o vemos dentro de um trem. De repente, ele descobre que ele está com outra identidade, e não consegue entender o que está acontecendo. Sùbito, o tem explode, com todos dentro. Colter aparece então em uma cápsula, que é administrada por agentes do Governo. Ele descobre que faz parte de um experimento, chamado " Código fonte", que o faz retornar ao tempo, em um período de 8 minutos. Goodwin ( vera farmiga) é quem opera a máquina, e diz a Colter que ele precisa descobrir a identidade do terrorista que colocou a bomba no trem, uma vez que existe um boato de que ele irá explodir um segundo local. O Colter real se encontra entre a vida e a morte, e esse experimento só funciona em quem se encontra nesse estado. Mas Colter tem outros planos.
Intrincada e fantástica trama, um pouco complexa de início, mas que vai tomando um rumo mais aventuresco e romantico ao longo da projeção. De imediato, a trama me lembrou o filme " Feitiço do tempo", com Bill Murray. Toda vez que Colter retorna, ele se encontra na mesma situação.
Os efeitos da explosão poderiam ser melhores, soam falsos, mas a força do filem está no roteiro e na atuação de seu elenco principal. Sempre bom rever Jefrey Wright e Michelle Monaghan.
O desfecho da história se rende aos apelos de Hollywood, mas mesmo assim, é convincente.
Uma diversão inteligente, assim como " A origem", que procuram trazer ao espectador um pouco mais de substancia que faça a diferença.

Nota: 8

Um comentário:

  1. Hsu como andas, eu vim aqui pedir a moderação da Cinéfilos prometo dar um jeito naquela bagunça em dois tempos. Agora se quiser me dar a comunidade de uma vez eu agradeço. abraços

    ResponderExcluir