sexta-feira, 13 de maio de 2011

Caminho da Liberdade


" The way back", de Peter Weir (2010)

Drama baseado em um livro, " The long walk : the true story of a trek to freedom", de Slamovir Rawicz.
No filme, Slamovir se chama Januz, um oficial polonês, que vive no período da 2a guerra, mais precisamente 1940. A Polônia foi invadida pela Rússiae Alemanha, e Januz é acusado pela sua esposa, que fora torturada, como espião dos Aliados.
Ele é enviado então até um Gulag na Sibéria. Lá, ele se mistura com criminosos de guerra e criminosos reais. É obrigado a executar árduas tarefas. Não suportando mais as condições de sobrevivência do local, Januz se junta a outros presos e resolvem fugir pelas florestas geladas. Outros 5 prisioneiros, entre eles Valka ( Colin Farrel) , um perigoso criminoso, e Mr Smith (Ed HArris), um americano. Assim, começa a quase impossível travessia, até encontrar um país onde eles possam se refugiar. No caminho, encontram, Irena ( SAoirse Ronan), que se junta ao grupo.
O filme foi co-produzido pela National Geographic, o que justifica tantas imagens inebriantes e espetaculares. Percebe-se aliás, que as imagens prevalecem por sobre o restante do filme. A fotografia é ótima, mas o roteiro se sustenta quase que praticamente na dificuldade da travessia. Esse é o conflito existente no filme. A luta pela sobrevivência, que permanece nas mais de 2 horas de duração, completamente exaustivas. Não há muita dramaturgia. Os atores defendem bem os papéis, apesar dos sotaques estarem muito díspares, e a eterna solução de fazer todo mundo falar em inglês, até mesmo em um vilarejo no Tibet e na India. Algumas situações soam extremamente falsas e forçadas, como por ex, eles encontrarem um poço no meio do deserto.
A maquiagem do filme é muito boa, e traz desconforto todas as marcas de queimaduras de sol.
Uma pena, pois o filme tinha tudo para ser uma experiência emocionante, e acaba sendo apenas um registro de personagens tentando sobreviver, faltando os seus conflitos reais. A cena final é um erro, criando um sentimentalismo desnecessário.
Peter Weir, o diretor, já fez várias obras-primas, entre elas , " O show de Truman" e " Piquenique na montanha misterioosa". " Caminho da liberdade" será apenas mais um filme em sua filmografia extensa.

Nota: 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário