domingo, 1 de maio de 2011

Uma vida nova


" A brand new life/Une vie toute neuve", de Ounie Lecomte (2009)

Comovente drama auto-biográfico, escrito pela realizadora franco-coreana Ounie Lecomte, que foi adotada por uma família francesa na década de 70.
O drama narra a história de Jinhee, uma menina de 7 anos, que é abandonada pelo pai em um orfanato de meninas na Coreia do Sul. Jinhee não aceita o abandono do pai, e se mantém arredia e hostil por um longo tempo, se fechando para as outras meninas e funcionárias do local. Aos poucos, vai se abrindo, mas por várias vezes, ela presencia situações que a fazem ficar de novo reclusa em seu mundo.
É um filme emotivo, em registro quase documental, uam forma de exorcizar os fantasmas do passado da cineasta. O filme tem um ritmo lento, um olhar distanciado pelos personagens que percorrem o filme. Apesar de baseado em história real, temos a impressão do filme ser um apanhado de clichês do gênero, como no belo filme de Lasse Hallstrom, " Regras da vida", de tema semelhante.
A fotografia é bonita, e a trilha sonora funciona. Mas o que mais impressiona é a performance da pequena Sae-Rom-Kim, uma menina que representa com fúria a sua difícil personagem. O filme vale por ela.

Nota: 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário