sexta-feira, 22 de julho de 2011

Família Braz - Dois tempos


de Artur Fontes e Dorrit Harazin (2011)

10 anos depois do seu primeiro documentário, " A Família Braz", que faz a radiografia de uma família classe baixa na região de Brasilândia, São Paulo, os mesmos diretores reúnem a mesma família, e fazem um relato do que mudou na vida deles.
Simples na execução, mas emotivo na realização final, o documentário ganhou o prêmio de melhor filme no Festival " Étudo verdade" em 2011.
O filme emociona ao fazer o relato de uma " família feliz, honesta e trabalhadora" , conforme as pessoas dizem ao longo da projeção. Parece até propaganda do Governo petista, fazendo alusão ao crescimento do número de pessoas que migraram da classe baixa para a classe média. A 10 anos atrás, todos os integrantes da família, principalmente os filhos, tinham sonhos e desejos. No meio de tantas dificuldades financeiras enfrentadas, desemprego e fome, eles venceram na vida. Todos têm carro próprio, alguns já moram em apartamentos, bons empregos e salários. O filme fala sobre essa vitória pessoal, de pessoas que lutaram por seus sonhos e conseguiram realizá-los. O filme tem uma narrativa fria, que às vezes incomoda, mas no geral, é um bom exercicio de documentário, com ótimos depoimentos e bela fotografia.

Nota: 7



Nenhum comentário:

Postar um comentário