terça-feira, 6 de setembro de 2011

Visitante Q


" Bijitâ Q/Visitor Q" , de Takashi Miike (2001)

Kyoshi é pai de uma família. Possui uma filha , que atualmente trabalha como prostituta. Sua esposa vive apanhando do filho adolescente. Ela também é viciada em heroína e também se prostitui para manter o seu vício. O filho, por sua vez, sofre constantemente de bullying na escola. Kyoshi está fazendo um documentário sobre violência jovenil. Ele entrevista sua filha prostituta, e acaba transando com ela. Ao mesmo tempo, grava imagens de seu filho sofrendo maus tratos da parte dos outros estudantes. Súbito, um estranho, o " Visitante Q" surge na vida dessa família, e a sua presença faz com que todos tomem atitudes diferentes.
Um dos filmes mais bizarros a que já assisti, " Visitante Q" tem uma óbvia inspiração em " Teorema", de Pasolini. Ao discutir a questão da violència doméstica e da desintegração familiar e da sociedade, Miike faz uma parábola macabra com cenas antológicas e escabrosas. Uma cena realmente inesquecível, é quando o Visitante seduz a mãe, e aperta seus mamilos, e daí, começa a jorrar leite dos mamilos. Muito louco!
O filme é polêmico: tem cenas de incesto, cenas de necrofilia (o pai transando com o cadáver de sua funcionária), cenas com fezes, cenas de espancamento de filho com a mãe, o pai sendo estuprado por garotos, e outras sandices. Definitivamente , não é um filme que irá agradar a qualquer público. Ele choca, incomoda, deixa muitas questões em aberto a serem discutidas. Basicamente, o filme poderia ser resumido em uma única palavra: humilhação. É assim que os personagens se sentem em momentos chave do filme. Miike não quiz fazer concessões aqui no filme. As cenas de sexo beiram quase o explícito. A fotografia é granulada, por conta do uso do vídeo na captação das imagens. A narrativa segue o padrão de realities shows: parece que estamos assistindo as cenas ao vivo, junto com os atores. Um estilo quase documental.

Nota: 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário