sábado, 10 de dezembro de 2011

Martha Marcy May Marlene


" Martha Marcy May Marlene " de Sean Durkin (2011)

Martha (Elisabeth Olsen) é uma jovem que durante 2 anos, se refugiou em uma pequena comunidade hippie nos arredores de Nova Yorque. Ela foi levada para lá por uuma amiga, e nao conseguiu mais sair. Na comunidade, o seu nome de batismo é Marci May. Assustada com os rumos da seita, administrada por um perverso líder, Patrick (John Hawkes), Martha foge. Ela liga para sua irmã, que se assusta ao ouvir notícias de Martha. A irmã e o cunhado a levam para a casa de campo deles, que fica a beira de um lago. Martha não diz o porquê dela ter sumido e nem aonde ela estava por esses dois anos. A irmã estranha tudo, mas mesmo assim dedica o seu tempo para cuidar de Martha. Porém, aos poucos, lembranças da seita vêem a mente de Martha, que acaba misturando realidade e fantasia, e não consegue mais discernir uma coisa da outra, ficando paranóica.
Excelente drama, com tintas de suspense, que me fz lembrar bastante de " Inverno da alma" por várias razões: Uma temática sobre auto-descobrimento, e a violência que existe no ser humano. Uma forte protagonista: aqui, Elisabeth Olsen no outro filme, Jennifer Lawrence. John Hawkes está em ambos os filmes, interpretando um tipo perverso. Ambos foram premiados em Sundance.
A direção é seca e silenciosa, a fotografia previlegia tons melancólicos e a edição vai tranquila, misturando com inteligência passado e presente, fazendo o especatdor ficar confuso sobe qual tempo os personagens estão vivenciando. Um filme pesado, tenso, que traz surpresas o tempo todo. A lentidão da narrativa pode irritar alguns. Mas no contexto geral, é um ótimo filme que deve ser visto.

Nota: 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário