sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Noite de ano novo


" New year´s eve", de Gary Marshall (2011)

Na mesma linha do seu filme anterior " Dia dos namorados", Garry Marshal faz de " Noite de ano novo" um pedido niversal de perdão. Aproveitando que nessa época do ano, as pessoas ficam mais suscetíveis a sentimentos como perdão, amor, paz, solidariedade, Marshal compõe um mosaico de personagens solitários numa grande metrópole, no caso, Nova York. O filme começa com Claire (Hillary Swank), coordenadora do evento de Reveillon na Times Square, uma típica workhaholick, tentndo fazer com que a festa no local dê tudo certo. Temos também Ingrid (Michelle Pfeiffer) e Paul (Zac Efron), respectivamente secretária e office boy de uma Gravadora poderosa,. Ela solitária, pede demissão, e contrata Paul para que a ajude acumprir suas resoluções de ano novo, em troca de convites para uma grande festa na Gravadora. Kim (Sarah Jessica Parker) é uma mãe hiper protetora, que impede Kim (Abigail Bresning) de ir ao reveillon com os amigos e namorado. Stan (Robert de Niro) é um paciente terminal, que sonha em ver pela última vez a explosão de fogos, pelo terão do hospital. Aimeé (Hale Berry) é a enfermeira que cuida dele, e cujo namorado, soldado, se encontra lutando no Iraque.E por aí vai.
Como todo filme recheado de estrelas (ainda temos Catherine Hegel, John Bon Jovi, Ashton Kutcher, Lea Michelle, Jessica Biel, Carla Gugino, etc) as histórias acabam ficando enfraquecidas, pois não dá tempo de se aprofundar na psicologia dos tipos, ficando tudo muito raso. Acaba virando um rol de sketches, alguns bons, outros bobos, outros inexistentes.
O filme é um compêndio da cultura americana: consumismo, moralismo cristão, muita pompa e curcunstância, e porque não, neons. Alguns momentos irritam pela ingenuidade, e tudo é muito clichê. Porem, diga-se de passagem, o roteirista reservou uma boa surpresa no desfecho, evitando a obviedade de uma das histórias, e enveredando por outro final, menos óbvio. Para quem nao curte sesssão da tarde com gostinho de Starbucks e jingle bells, melhor manter muita distancia do filme.

Nota: 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário