domingo, 4 de dezembro de 2011

O céu sobre os ombros


de Sergio Borges (2011)

Documentário premiado sobre 3 figuras anônimas da periferia de Belo Horizonte, " O Céu sobre os os ombros" tem como maior mérito a belíssima fotografia.
Evelyn é um transsexual: de dia é professora universitária, de noite se prostitui nas ruas. Ela está fazendo mestrado sobre a questão do transsexualismo, e sofre crises de solidão e saudades de sua avó.
Bogus é um hare krishna, também torcedor fanático de futebol, trabalha em restaurante e em telemarketing.
Lwei é um escritor angolano,que possui um filho com doença mental. Lwei tem fortes tendências suicidas, e nunca trabalhou, sendo sutentado pela esposa.
O documentário venceu o prêmio de melhor filme em Brasília 2010. Discutível. Mesmo sendo um belo filme com imagens poéticas sobre solidão e melancolia numa grande cidade, o filme não tem grandes depoimentos. Na primeira parte do filme, as cenas são aleatórias e o filme parece não ter uma unidade. O espectador fica perdido, tentando entender sobre o que o filme quer discutir. O melhor personagem apresentado é o do transsexual, que tenta trazer humanidade de um ser realmente marginal. A cena dele fazendo miche na rua é reveladora e triste. Se o filme não fosse tão arrastado , seria muito melhor.

Nota: 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário