sábado, 31 de dezembro de 2011

O Deus da carnificina


" Carnage", de Roman Polanski (2011)

Baseado em texto da francesa yasmina Reza, e adaptado para o teatro, essa versão cinematográfica conta com a presença dos mega-astros Jodie Foster (Penelope), Kate Winslet (Nancy), Christoph Waltz (Alan) e John C. Reilly (Michael).
O encontro dos dois casais se dá na casa de Penelope e Michael. Os filhos de ambos brigaram na saída da escola, e o filho de Penelope acabou ficando sem dois dentes. Nancy e Alan vão até a casa deles assinar um documento que confirma o ataque. Porém, o mero encontro dos 2 casais faz fluir discussão de relacionamentos, desafios de poder, etc. A medida que a lavação de roupa suja avança em tempo real, os casais vão se engalfinhando moralmente, sem parecer que tenha um desfecho.
Divertida comédia de humor negro, com ótimas performances dos 4 atores, mesmo que as atuações tendam ao exagero e ao over acting. Mas Polansky não esconde a referência teatral da peça, e simplesmente liga a câmera e vai de encontro aos personagens, trancafiados em uma sala de um apartamento. Uma linguagem já utilizada inúmeras vezes no cinema, como em " Quem tem medo de Virgínia Wolf", de Mike Nichols.
Pode ser que para o espectador comum o filme soe chato e sem ritmo. Mas essa falta de dinamismo é compensada pelos ótimos diálogos, na sua maioria ácidos. Uma curiosidade: em uma cena, quando o personagem de Christoph Waltz abre a porta do corredor, podemos ver a presença de Polansky, escondido, fazendo o papel do vizinho.

Nota: 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário