terça-feira, 24 de janeiro de 2012

2 coelhos


de Afonso Poyart (2011)

Edgar (Fernando Alves Pinto) é um jovem que um dia, ao ser assaltado num engarrafamento, tem a idéia de praticar um assalto milionário. No restaurante de seu pai, ele ouviu a conversa de um político que está fazendo uma transação com um perigoso bandido, Maicon (Marat Descartes). Maicon é defendido por um casal, um advogado e uma promotora da Justiça, Julia(Alessandra Negrini). AMbos são metidos com a bandidagem. Walter (Caco Ciocler) é um professor universitário que trabalha como caixa no restaurante do pai de Edgar. Ele tem um passado tragico: Sua esposa e filho foram mortos em um acidente de trânsito. Todas essas histórias se entrecruzam, e outros personagens surgem, e tudo gira em torno do assalto aos dois milhôes de dólares.
Filme de estreia do cineasta e roteirista Afonso Poyart, que fez aqui um cinema de referências aos filmes de Guy Ritchie, Tarantino e outros que s eutilizam da cultura pop como mola mestre de suas obras. O filme mescla em sua linguagem animação, efeitos, câmera lenta, maneirismos estilísticos e de linguagem que, se por um momento impressionam em uma produção brasileira, por outra, criam um excesso que cansa o espectador.
Nos primeiros vinte minutos, existe tanto exagero o visual e edição do filme, que me afastei imediatamente do filme, e daí em diante tentei acompanhà-lo visando apenas o conteúdo da históra, uma vez que o visual já se tornou um fardo. Além do que, a estética utilizada já é bem batida. E por eu ter me atido mais à história, que percebi muitos furos e pontos em aberto na trama, que se tentam trazer sempre surpresas ao espectador, se utilizando da linguagem de voltar ao tempo para explicar o porquê de tal situação estar ocorrendo, tornam tudo muito confuso. Por ex, o personagem do Walter é inexplicável. Ele começa de um jeito, e termina de uma forma completamente incoerente e forçada. O desfecho é muito histérico, e ficamos sem entender alguns pontos.
O elenco está bem, acompanhando o delírio pop do cineasta. A atriz Alessandra Negrini, no entanto, está feia no filme: está com rosto bolachudo, pele brilhante e olheiras. E isso com ceretza não fi proposital.
Destaque para o sempre excelente Marat descartes.

Nota: 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário