terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Albert Nobbs


" The singular life of Albert Nobbs", de Rodrigo Garcia (2011)

Baseado em uma história real, se passa na Irlanda do Sex XIX, numa época onde as mulheres não encontravam trabalho e somente possuíam trabalhos serviçais, sem expressão. Albert Nobbs (Glenn Close) é um garçon que trabalha no Hotel de Mrs Baker (Pauline Collins), uma frívola e oportunista comerciante, que explora os seus empregados. Entre eles, está Helen (Mia Wasikowska), uma jovem que sonha em se casar com um homem por quem ela se apaixone. Nobbs, que tem um quarto somente para ele,enonomiza seu dinheiro, com o desejo de abrir futuramete um negócio. Na verdade, Nobbs é uma mulher, com um passado trágico, que se disfarça sobre a personalidade masculina para poder sobreviver. Um dia, Mrs Baker obriga Nobbs a dividir o quarto por uma noite com Mr Page (Janet Mactte), um serviçal que faz serviços de pintura. Page descobre a identidade secreta de Nobbs, que se apavora. Mas logo Page a tranquiliza: descobrimos que Page também é uma mulher, e mais, é casada com outra mulher. Nobbs logo se entusiasma com a ideia de se casar com outra mulher, e resolve investir em Helen, que por sua vez, é apaixonada pelo trambiqueiro Joe (Aaron Johnson), que obriga Helen a seduzir e obter objetos luxuosos de Nobbs.
Filme produzido e co-escrito por Glenn Close, que levou anos captando recursos para o filme. Ela convidou seu amigo, o cineasta Rodrigo garcia para essa empreitada. O esforço é válido, apesar do academicismo e caretice do filme, que merecia um tratamento mais ousado . O tema é polêmico, e poderia ter sido melhor explorado.
O grande trunfo do filme é justamente a performance do elenco. Glenn Close e Janet Mactee estão soberbas, se entregando a papéis dificilimos. O elenco de apoio também está muito bem: Pauline Collins, a eterna " Shirley Valentine", Mia Wasikowaska, Aaron Johnson, etc. O roteiro é interessante, mas o tom trágico torna o filme muito previsível. A parte técnica do filme é primorosa. O ritmo é lento, às vezes cansativo e dando um clima de filme televisivo. Mas como falei, o filme vale e muito pelas atuações, e somente o fato de Glenn Close ter se dedicado anos pelo projeto, já compensa a empreitada.


Nota: 7

2 comentários:

  1. Realmente a Glen Close salvou o filme, aliás eu só assisti por causa dela. Sou fan de carteirinha!

    ResponderExcluir
  2. Glenn Close arrasou, mas nao so ela.O filme mostra um elenco profissional com um roteiro muito interessante. Vale a pena assisti-lo.

    ResponderExcluir