domingo, 8 de janeiro de 2012

Cavalo de guerra


" War horse", de Steven Spielberg (2011)

Albert (Jeremy Levine) é um jovem fazendeiro, que mora com os seus pais. O pai é um ex-combatente de guerra que ficou aleijado,e a mãe, Rose (Emily Watson), é uma corajosa Dona de casa. Um dia, o pai compra um cavalo, batizado de Joey, e o traz para a fazenda, com a esperança de que ele vá ajudá-lo a arar as terras improdutivas. Mas o senhorio (David Thewlis) lhe cobra o aluguel, e mediante a recusa do cavalo de fazer o serviço , o pai decide matá-lo. Mas Albert se interpõe, e promete fazer o cavalo arrar toda a terra para que possam cultivá-la. Assim, nasce uma grande amizade entre Albert e Joey. Mas uma tragédia irá fazer com que o pai venda o cavalo para a cavalaria do exército inglês, durante a 1a guerra mundial. Desesperado, Albert tenta ir atrás de Joey, sem sucesso. Joey vai assim, passando de dono em dono, e serve ao exército inglês e alemão.
Espetaculoso filme de Spielberg, que aqui, mais uma vez, exercita o seu caráter humanista. O filme é muito bem dirigido, e toda a parte técnica é impecável. Spielberg quiz homenagear os grandes clássicos americanos das décadas de 30 e 40, principalmente " E o vento levou", de onde ele tira várias referências, incusive fotográficas.
O elenco todo está perfeito, dando o tom exato do melodrama, principalmente Emily Watson, que brilha em todos os momentos.
O filme é emocionante, apesar de longo. O roteiro exagera na tentatica de emocionar o público, e algumas passagens são bem previsíveis e outras, pouco críveis. Outro item péssimo: todos os personagens falam inglês: os ingleses, os franceses, os alemães. Daí confunde o espectador o tempo todo. Mas como o objetivo de Spielberg é forçar a emoção, tudo acaba funcionando a contento.
Nota especial para a cena de Joey em catarse, se debelando até culminar na cerca de arame farpado.

Nota: 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário