sábado, 7 de janeiro de 2012

A guerra está declarada


" La guerre est declaré", de Valerie Dinzelli

Juliette ((Valerie Donzelli) e Romeo ( Jeremie Alkaim) são dois jovens que se conhecem numa balada. Se apaixonam, vçao morrar juntos, e logo ttêm um filho, Adam. A felicidade do casal é rompida pela convivencia com Adam, que chora o tempo todo. Após vários exams, o casal descobre que Adam possui um raro tipo de tumor no cérebro. A partir daí,o périplo do casal se divide entre buscar um bom atendimento em hhospital público, manter a sanidade e o mais importante, a união do casal.
Belo e emocionante filme, o mais curioso é que o casal Valerie e Jeremie são os verdadeiros pais de Adam, na verdade Gabriel, que aparece no filme já na idade de 8 anos. Valerie resolveu filmar a sua história, e foi corajosa ao se expor por inteiro. A grande força do filme é evitar a pieguice que seria óbvia nessa tematica. Ela traz o filme ao universo pop, aos aos 80, a juventude que quer dar um grito e mostrar o seu valor. Me lembrei em vários momentos dos filmes de Xavier Dolan e Leos Carax. Não são filmes perfeitos, mas possuem cenas com muita energia e vibração,que compensam o filme como um todo. Valeria mistura váris linguagens, e procura criar estilo narrrativo. Acerta algumas vezes. Em determinado mometo, o filme até vira um musical.
O filme, claro, tem a mensagem edificante sobre a superação do ser humano perante uma tragédia que se assola de repente na vida de um casal feliz. O final é lindo, sem ser piegas. A cena que o filho segue para a mesa de operação também é emocionante.

Nota: 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário