domingo, 1 de janeiro de 2012

O cavalo de Turim


" A Torinói Ló- The Turim Horse", de Béla Tarr (2011)

No dia 3 de janeiro de 1889, em Turim, o filósofo alemão Nietzche presencia o espancamento brutal de um cavalo, pelo seu dono. Na tentativa de salvá-lo, Nietzche o abraça. Ao retornar para casa, Nietzche fala para sua mãe "Mãe, eu sou um tolo". Logo após, e por durante quase 11 anos, ele adoeceu, ficou mudo e se isolou do mundo, ate morrer.
" O cavalo de Turim" parte da premissa: o que aconteceu ao cavalo ?
O filme então dá início a história de um fazendeiro bronco, e a sua relação coma sua filha e o cavalo. Eles moram em uma fazenda isolada, cercada de ventania que não termina nunca. Extremamente pobres, pai e filha sbrevivem comendo batatas cozidas. A vida é rotineira: dormem, acordam, ela pega água do poço, cozinha as batatas, e logo após, ambos observam a paisagem da janela. E a ventania lá fora não para. E assim a vida prossegue por 6 dias, até a escazzes da água do poço e a falta de luz, que os deixa na escuridão.

Triste parábola sobre o fim do mundo, a falta de perspectiva perante um mundo sem Deus, de pessoas descrentes. O filme tem 2:30 hrs de duração, e rigororos 30 planos, que compõem com esplendor o fantástico visual do filme, todo rodado em preto e branco.
Muitos dos planos são operados usando o steadicam, o que é curioso, pensando em um filme de arte com tal equipamento. Mas Béla Tarr o usa a seu favor, compondo cenas milimetricamente estudadas. Os efeitos de tempestade são aterrorizantes e inquietantes. O trabalho do som também é essencial, dando uma sensação de incômodo , essencial para a trama.
A atuação dos 2 atores é digno de nota: o naturalismo que ambos tarzem aos seus personagens é comovente. Principalmente a atriz Érica Bok, que nitidamente se entregou ao seu personagenm, sem temer os esforços físicos.
Curioso que o filme se passe em 6 dias, como se fosse um processo bíblico de 7 dias, o tempo que Deus levou para criar o Mundo, aqui se dá o inverso. 1 dia do ocorrido + 6 dias, completando 1 semana para o mundo acabar. Um filme de ritmo extremamente lento, não aconselhável ao espectador que não se deixar levar pelo tempo real das situações.

Nota: 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário