sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

A outra Terra


" Another earth", de Mike Cahill (2010)

Rhoda é uma jovem de 17 anos, estudante de astronomia. Durante uma festa para comemorar a entrada numa Instituição de astronomia, muito considerada na cidade, ela bebe e se diverte. Ao voltar para casa, ela escuta no rádio que houve a descoberta de um novo Planeta, semelhante à Terra, e que está próximo. Ao olhar para o céu, ela se distrai,e bate em um carro que estava parado no sinal, matando a esposa e o filho de um Professor de música. 4 anos se passam, Rhoda é solta, e descobre que o professor sobreviveu e está enclausurado em sua casa, vivendo em constante depressão. Rhoda se emprega como faxineira na Universidade, e tenta, aos poucos, se aproximar do professor, sem revelar a sua verdadeira identidade. Ao mesmo tempo, ela se inscreve em um concurso que sorteará uma passagem de ida para o novo Planeta.
Interesantíssima mistura de drama e uma temática de ficção científica, " Uma outra Terra" foi bem elogiado no Festival de Sundance em 2011. A trama é um pouco confusa às vezes, e o final em aberto deixa essa sensação no espectador. Porém, a excelente atuaçao do casal de atores, mais a direção precisa, e o belo uso da trilha sonora, envolvem de tal forma, que nos deixamos levar pela melancolia absurda da narrativa. Um filme muito triste, que fala sobre a falta de perspectiva, o desamor, a solidão, a violência do mundo atual. Incrível a semelhança em alguns aspectos do filme com " Melancolia", de Lars Von Triers. Além da obsessão do tema da morte e falta de comunicação entre parentes, o visual do outro Planeta se aproximando da terra, sempre pairando no céu, é idêntico.
O filme é lento, ritmo bem arrastado, e poderia ter uns 15 minutos a menos. Mas é bonita a entrega dos 2 atores aos seus personagens sofridos. Vale assistir a essa comovente fábula, mesmo que você se incomode com o final em aberto.

Nota:8

Nenhum comentário:

Postar um comentário