sábado, 14 de janeiro de 2012

Sherlock Holmes- O jogo das sombras


" Sherlock Holmes- a game of shadows", de Guy Ritchie (2012)

O filme começa exatamente aonde termina o primeiro. Sherlock Holmes (Robert Downey Jr) e seu parceiro, o médico Dr Watson (Jude Law), procuram evitar que o vilão, Professor Moriarth, se aposse de armas poderosas, e que ele defragle uma guerra de grandes proporções entre as nações. Para isso, eles contam com a ajuda de uma cigana, Zim, e do irmão de Holmes ,(Stephen Fry).
Essa elogiada continuação do longa de Guy Ritchie (O crítico Roger Ebert o considera um dos best filmes de 2011)tem um resultado muito irregular. A primeira parte do filme é muito chata, e entediante. Pouca ação acontece. Mas de repente,a partir da cena do trem, onde o personagem de Dr Watson segue em lua de mel, o filme segue em ritmo de montanha russa. A sequencia em si do trem, e principalmente, a sequencia da fuga na floresta, reservam momentos antológicos de direção, efeitos e montagem. A da floresta posso dizer sem erro que é uma pequena obra-prima, uma aula de cinema e de bom uso de computação gráfica. O roteiro do filme ganha forças lá pela metade da projeção, e a cena final também é muito divertida e engenhosa, fechando para uma possivel terceira parte.
O elenco está afiado, apesar do excesso de caretas de Downey Jr, e o filme reserva muitas referências a outros filme,s principalmente " Pulp Fiction".
A parte técnica é perfeita: a fotografia ( que ás vezes exagera no escuro), a direção de arte, o figurino, a edição, a trabalho sonoro.
As crianças provavelmente se aborrecerão com o filme, pois além de tudo, ele parece ser muito mais longo do que é: tive a impressão de que o filme não terminava nunca, e quando vc acha que vai acabar, ele continua. O filme tem 129 minutos, que parecem 3 horas.

Nota: 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário