quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Tomboy


de Celine Sciamma (2010)

Laura (Zoé Herán) é uma menina de 10 anos, que se muda para uma nova vizinhança com sua família, composta pelos pais e uma irmazinha de 5 anos. Sua mãe está grávida, e o clima familiar é harmonioso. Laura é introspectiva,e nçao curte as brincadeiras de menina de sua irmã. Um dia, olhando pela janela, ela observa as crianças da vizinhança. Desce para a rua e decide e inteirar. Porém, ela se faz passar por um menino, e cria a identidade de Michael. De cara, Michael é aceito pelo grupo, e tem a atenção tomada por Jeanne (Malon Levanna), uma menina da mesma idade que se apaixona por Michael. Laura leva essa sua nova personalidade até as últimas consequências.
belo drama, com impressionante atuação da menina Zoé Herán, que parece realmente vivenciar a crise de identidade de sua personagem. Zoé tem uma figura andrógina, e seu físico favorece muito o papel. É comovente a sua entrega. Mesma situação vemos em Malon Levanna, também emocionante com a sua Jeanne.
O roteiro é bem simplório, e me causou espanto o fato dos pais nunca terem percebeido nenhuma atitude suspeita de Laura. É tão evidente a masculinidade dela...que achei pouco crível a reação deles depois, ao tomarem conhecimento da existencia de Michael.
De qualquer forma, a temática do fiilme é corajosa, mesmo que já ecorrente. Um filme muito semelhante é o também francês " Minha vida em cor de rosa".
O filme tem um ritmo lento, e um olhar de documentarista. As cenas são bastante espontaneas e improvisadas, visando a naturalidade das crianças.


Nota: 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário