quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Guerreiro


" Warrior", de Gavin O ´Connor (2011)

Tommy (Tom Hardy) é um ex-fuzileiro naval que deserta as forças armadas por conta de uma tragédia que ocorreu no Iraque e elevoua vida de um grande amigo. Ele volta para casa, e reencontra o seu pai, Paddy (Nick Nolte), um ex-treinador de lutas, a quem ele pede para ajudar a treiná-lo. A relação de Tommy com o pai é pésima, por conta de fatos ocorridos no passado que envolveu a mãe dele, que morreu sem a assistência do pai, que vivia bÇebado. Tommy quer lutar no Esparta, um evento semelhante ao UFC, cujo premio de 5 milhoes de dolares ele daria à viúva do amigo falecido. Ao mesmo tempo, temos a história de Brendan (Joel Edgerton)), o outro irmão, que mora com a esposa e duuas filhas. Ele trabalha como professor de física, mas esta com dívidas que o farão perder a casa. Contra a vontade de sua esposa, Brendan volta a treinar, e também se inscreve no Esparta. A relção de Tommy, Brendan e paddy vai ao ajuste de contas, enquanto a inevitavel luta entre os irmãos se aproxima.
" Guerreiro" tem contra si , além de todos os clichês do filme de luta e sobre o tema da superação, o fato de ser extremamente longo: 140 minutos. Se tivesse 40 minutos a menos, seria muito melhor. Chega uma hora que o filme chega ao nível do cansaço para o especctador, porque parece que a história não avança.
O que realmente segura as pontas é a excelente fotografia, a direçao segura e o realismo das lutas. Além, é claro, do excelente trabalho de atuação dos 3 atores principais: Tom Hardy, que ganhou 15 kilos de músculo para a incrível composição do seu touro indomáve; Joel Edgerton ( que atuou na refilmagem de " Enigma de outro mundo"), comovente, e Nick Nolte, que mereceu a indicação ao Oscar de ator coadjuvante em 2012. Nick está soberbo, mostrando o desamparo e melancolia de seu personagem de forma assombrosa.
O elenco de apoio também é bom, e a trilha incidental ajuda na composição do melodrama.
Para os aficcionados por UFC e correlatos, muita pancadaria da sboas, apesar de eu achar que vão achar o filme chato demais.

Nota: 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário