quinta-feira, 29 de março de 2012

A dançarina e o ladrão


" El baile de la victoria", de Fernando Trueba (2009)

Com o fim da Ditadura de Pinochet no Chile, o Governo concede anistia aos presos que não tiveram envolvimento com crimes relacionados a mortes. Assim, Vergara Grey (Ricardo Darin), famoso ladrão de carros-fortes, e Angel Santiago (Abel Ayala) são libertos e retornam para as suas vidas. Porém, as intenções de ambos são opostas: Vergara quer voltar para a sua mulher e filho, e desistir da carreira de crimes. Angel quer se vingar do Diretor do presídio, que comandou uma ordem de estupro contra Angel na prisão. Para concretizar essa vingança, Angel quer se juntar a Vergara e comandar um assalto ao cofre-forte do tesouro do Governo. Porém, Angel conhece por um acaso Victoria (Miranda Bodenhöfer), uma jovem bailarina, que ficou muda, após presenciar o assassinato dos pais durante a ditadura militar. Angel se apaixona por Victoria, e faz de tudo para ela ser aceita na Academia de ballet, do Teatro Municipal, que rejeitam bailarinas pobres.
Baseado em livro de Antonio Skarmeta, o filme, dirigido pelo espanhol Fernando trueba, foi indicado pela Espanha para o Oscar de filme estrangeiro em 2010, mas não chegou a ser finalista.
O filme tem um estranha mistura de drama político, romance, fantasia e comédia, em doses mais ou menos mal dosadas. Ricardo Darin está no piloto automático, e não parece se entrosar na história. O jovem Abel Ayala é simpático, mas o seu personagem é muito inverossímel, assim como a personagem de Victoria, que até agora, não entendi porquê frequenta os cinema pornôs e os usa como válvula de escape para suas fugas emocionais. A fotografa é bonita, as cenas de efeito são poéticas. Porém, o filme tem um ritmo muito arrastado, chato mesmo de acompanhar. E é muito longo também, mais de 2 horas de duração.
Uma cena merece destaque: o casal namorando debaixo de um casaco, durante uma chuva, sentados na praça.
O desfecho deixa a desejar, e recorre a um mega clichê de final feliz e romantico. Fiquei na dúvida se era real ou alguma projeção de fantasia da protagonista.

Nota: 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário