segunda-feira, 12 de março de 2012

Dark Tide


de John Stockwell (2012)

Kate (Halle Berry) e Jeff (Olivier Martinez) foram um casal dedicado aos estudos do tubarão branco, na costa de cape Town, Africa do Sul. Grandes admiradores do predador marinho, eles fazem um mergulho junto com um amigo mergulhador. O que era para ser uma rotina de estudos e contato com os tubarões, acaba virando tragédia: um dos tubarões ataca o amigo do casal, e o mata. 1 ano depois, separados, Kate tenta manter sua vida, através de uma agência de passeio marítimo, nada a ver com passeios de tubarões. Mas o negócio é um fracasso, e ela está cheia de contas para pagar. Jeff chega com uma proposta: um milionário e seu filho querem fazer passeio junto com os tubarões, na costa dos tubarões. Em princípio relutante, Kate aceita, por conta de suas dívidas. Mas como era de se esperar, o passeio não dá certo, pois uma tempestade vira o barco e eles estão á merc~e dos tubarões no mar.
Passei o filme todo tentando entender o que Halle Berry estava fazendo nesse filme. Não existe nenhuma explicação, a não ser o dinheiro. O roteiro é sofrivel, clichê e absolutamente idiota. Os atores estão em seu pior momento, inclusive o ator Olivier Martinez, que outrora já havia feito bons filmes. Halle Berry está canastrona, uma pena. O que se salva no filme são as boas cenas submarinas, mais os efeitos da tempestade e do ataque dos tubarões.
O filme é longo demais, quase 2 horas: na primeira hora, o filme parece um documentário sobre a vida no mar. Na segunda parte, mais dinâmica, o filme chega ao seu momento óbvio: o espectador sabe extamente quem são as pessoas que irão morrer.
O diretor John Stockwell é especialista em cenas no mar. Boa parrte de sua filmografia é ambientada dentro dágua.

Nota: 4

Um comentário:

  1. Quando você começou a descrever o roteiro, pensei até que era um remake de Mar Aberto.rs
    Curioso.

    ResponderExcluir