quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Perfídia

de Rodrigo Bellott (2009)
Um raro filme boliviano a ganhar festivais de cinema mundo afora. E confesso, é um dos filmes mais instigantes a que vi recentemente. Uma co-produção independente Bolivia-Estados Unidos, o filme narra quase que em tempo real a historia de um assassino de aluguel, que vai até um hotel em Ithaca, Norte de Nova York, a espera de uma ligação que lhe dirá a sua missão. O filme fala sobre o tempo: as cenas são longas, e os dialogos, inexistentes. Acompanhamos o protagonista em sua agonia de esperar o tempo passar. Seria impensavel a gente ver uma cena de 10 minutos do personagem cortando seu cabelo e barba, ou 5 minutos dele em cena cortando as unhas das mãos, ou mais 5 minutos do close do rapaz em sua cama, em tensão sexual, ou mais 5 minutos dele andando por uma paisagem coberta de neve, ou na sensacional abertura do filme: 5 minutos vendo uma paisagem e ouvimos uma musica, e só depois a camera corrige e vemos que é o personagem ouvindo seu ipod. Sào poucos os filmes que fazem isso e o espectador não sai correndo da sala de exibição. Esse é um belo exemplar de filme de arte, nada comercial. O filme é também uma bela história de amor, e depois traição, entre 2 homens. Li que o ator, Gustavo Valenzuela ( o mesmo de "Na cama", cult chileno) ofereceu o projeto para o diretor, que se apaixonou pela história. O filme tem uma cena antológica, que em outras mãos, ficaria trash: o protagonista, de cuecas, começa a cantar uma musica, e usa a sua pistola como microfone. Do nada, o filme se transforma num musical. Anarquia cinematografica, uma liçao que tivemos que esperar vir da Bolivia, um Pais onde se produz pouquissimo. Nota: 8

11 comentários:

  1. Ah muito bem, parabéns por ja no inicio do post contar o "segredo" do filme. Não teve graça alguma assistir ao filme sabendo q ele era um assassino.
    Merda de resumo que vc fez... faz um favor, guarda suas experiencias com filmes pra vc, pq se for pra dividir dessa forma nao valem de nada.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Sabe me dizer o nome da música inicial do filme? A que ele escuta no ipod? Belíssima canção!

    ResponderExcluir
  3. Nao tem segredo nenhum no filme. Ja de cara ele se revela um assassino. Ridiculo

    ResponderExcluir
  4. Mas ele não é um assassino de aluguel....

    ResponderExcluir
  5. Ai sou burro demais pra esse filme.

    ResponderExcluir
  6. Quero baixar a trilha sonora do filme. Onde a encontro?

    ResponderExcluir
  7. Filme extremamente tenso, fotografia fria, mostra a todo tempo o clima desolador do filme, tomadas longas e que nos prendem. Enfin pra quem curte filmes cult otima pedida. simplesmente perfeito. ah trilha sonora linda demais.

    ResponderExcluir
  8. Onde posso encontrara trilha sonora deste belo filme.

    ResponderExcluir
  9. Onde posso encontrar trilha sonora deste belo filme?

    ResponderExcluir
  10. Ja anotei para comprar o Dvd...vou gostar desse filme...boa resenha.

    ResponderExcluir