segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Os que chegam com a noite

"The nightcomers", de Michael Winner (1971). Outro clássico que só tive chance de ver agora. Lançado em 1971 e dirigido por Michael Winner, esse é um filme curioso. Ele foi concebido como um "prequel", ou seja, um filme que narra a história e acontecimentos anteriores ao filme "Os inocentes", de Jack Clayton, de 1961, que por sua vez foi baseado no livro de Henry James, "A volta do parafuso". Em "Os inocentes", uma governanta é contratada para cuidar de duas crianças em uma mansão isolada. Em princípio apaixonada pelas crianças, ela vai estranhando o comportamento delas e da própria casa, que ela acredita estar dominada pelos espiritos de Miss Jessel, ex-tutora, e de Henry Quint, ex-jardineiro., ambos mortos. O filme terminou deixando muita coisa em aberto e muitos espectadores atônitos. Devido ao sucesso, resolveram conceber uma história não oficial sobre quem eram Miss Jessel e Henry Quint, e como foi a relação deles e das crianças na mesma mansão. Daí surge 'os que chegam com a noite". O diretor Michael Winner é mais conhecido por ter dirigido a série "Desejo de matar", com Charles Bronson, que fez muito sucesso no início dos anos 70. Mas aqui ele faz um filme muito diferente, em concepção e narrativa. Tudo bem uma estranheza, nem típica de "Inverno de sangue em Veneza", de Nicholas Ray. tem aquela mesma atmosfera bizarra, fantasmagórica, tensa. Para o papel de Henry Quint, foi chamado Marlon Brando, que 1 ano depois, faria "O poderoso chefão". O restante do elenco é de desconhecidos. Brando era o chamariz, mas vendo o filme, fica nítido que os protagonistas são as das crianças, incrivelmente interpretadas por Verna Harvey e Christopher Ellis. Eles dosam muito bem a violência, o sadismo, a inocência das crianças nessa idade, sem medir as consequências de seus atos. Acreditam que agem por amor. O filme é bastante ousado para a época: cenas de sado-masoquismo, "bondage ( sexo com violência)" e insinuações de incesto com as crianças. Hollywood já foi bem mais ousada em outras épocas. A historia conta a história de Flora e Miles, crianças na faixa dos 10 anos, que moram em uma mansão afastada da cidade. Seus pais morrem em um acidente, mas o tutor resolve não contar para as crianças. Ele encarrega a governanta Miss Grose, a babá Jessel e ao jardineiro Henry Quint a guarda das crianças. Com o tempo, as crianças vão se deixando levar pela violência e brutalidade do jardineiro, e aos poucos perdendo a inocência. É um filme estranho, que merece ser visto, pelo menos como curiosidade de ser talvez o primeiro "prequel" que se teve noticia em um filme de gênero suspense. E ainda ter Marlon Brando interpretando um tipo diferente dos que ele já fez. Nota: 7

3 comentários:

  1. Leia o livro antes e veja, depois, se possível, o filme "Os Inocentes", de 1961. Só depois, veja o filme "Os que chegam com a noite". Henry James é fantástico.

    ResponderExcluir
  2. Acesso difícil a essa fita rara Os que Chegam com a Noite,ainda que seu lançamento em dvd por aqui seja relativamente recente.

    ResponderExcluir
  3. O filme
    https://www.mediafire.com/#myfiles

    ResponderExcluir