sábado, 17 de agosto de 2013

Verão eterno

"Eternal summer", de Leste Chen (2006) =Um drama romântico sobre amizade, amores na juventude, e a descoberta da sexualidade entre amigos, sendo que um deles descobre estar apaixonado pelo outro e entra em conflito com a sua homossexualidade. Esse tema já foi descrito inúmeras vezes no cinema mundial, entre eles, cito o clássico tailandês "Um amor de Siam". "Verão eterno" é um filme de Taiwan, e vale lembrar que a sociedade Taiwanesa é bem conservadora em relação ao tema do homossexualismo. Jonathan e Shane são amigos desde crianças. Shane era rebelde, e Jonathan foi obrigado pelo professor a fazer companhia a ele, já que nenhum colega queria ele por perto. O tempo passa, eles cresceram, e ambos continuam melhores amigos. Porém, o sentimento de Jonathan mudou: ele é apaixonado por Shane, mas não tem como revelar essa paixão para o amigo. Shane é campeão nos esportes e admirado pelas garotas. Um dia, surge Carrie, uma jovem que irá mudar o rumo da história. O filme é muito bonito, sensível, o diretor trabalha o tema de forma honesta e cria uma atmosfera de conflito interno no personagem de Jonathan muito bem conduzida. Os 3 atores são ótimos, cada um defendendo com garra a sua personagem. O filme é longo, e poderia ter uns 20 minutos a menos, pois muitas situações se repetem ao longo do drama, tornando-o com uma "barriga" lá pelo meio da história. Achei totalmente desnecessária a cena de Jonathan flertando com um homem num parque. A trilha sonora melodramática é excessiva, uma forçação para causar comoção no espectador. A cena final, na praia, é muito bela. Nota: 7

3 comentários:

  1. O que não entendi até hoje é o que Shane quis dizer com " Você verdadeiramente é meu melhor amigo". Pode ter sido uma confirmação de reciprocidade de que também o ama não só como amigo ou uma rejeição a ser mais que amigo do Jonathan. Alguém me ajuda ?

    ResponderExcluir
  2. No meu ponto de vista, parece que ele não corresponde ele sentimentalmente. Tem uma parte que ele fala que ambos são importantes para ele, logo pensei pelo fato de Jonathan ser seu primeiro e único amigo e a menina lá ser a sua namorada. Sei lá, mas ainda estou confusa, esse diretor deveria ter dado um final mais concreto. Mas vou dar uma pesquisada para tentar tirar essa terrível dúvida que está me deixando na bad :(.

    ResponderExcluir
  3. No meu ponto de vista, parece que ele não corresponde ele sentimentalmente. Tem uma parte que ele fala que ambos são importantes para ele, logo pensei pelo fato de Jonathan ser seu primeiro e único amigo e a menina lá ser a sua namorada. Sei lá, mas ainda estou confusa, esse diretor deveria ter dado um final mais concreto. Mas vou dar uma pesquisada para tentar tirar essa terrível dúvida que está me deixando na bad :(.

    ResponderExcluir