domingo, 11 de janeiro de 2015

Tangerinas

"Mandariinid/Tangerines", de Zaza Urushadze (2013) Filme Estoniano, finalista no Oscar e no Globo de Ouro para filme estrangeiro, é uma linda fábula anti-belicista. O tempo todo o filme me lembrou o tempo todo do israelense "Lemon tree", sobre uma viuva palestina que é obrigada por um Ministro de defesa de Israel a liberar espaço em suas terras para o exército israelense. Em "Tangerinas", o filme se passa em 1990, durante a Guerra entre Estonianos e Georgianos, que lutam pelas terras. Os estonianos são cristãos, es georgianos, muçulmanos. Na região de Abkhazia, a população toda fugiu para a Estônia, com exceção de Ivo e Margus. O primeiro é um carpinteiro, e o segundo, um plantador de tangerinas. Margus somente quer ir embora após colher toda a plantação. Um dia, durante um embate entre georgianos e estonianos na frente da casa de Ivo, sobrevive um soldado de cada facção. Ivo, uma figura humanista resolve acolher os 2 em sua casa. Feridos, os 2 se odeiam, e prometem que, assim que estiverem bem, vão se matar. Mas a medida que o tempo passa e o convivio entre os dois parece impossível, Ivo ensina aos dois lições de humanismo que faz com que eles mudem aos poucos os seus pensamentos. Mas soldados surgem na porta da casa de Ivo. Quem eles estão procurando? Esse é daqueles filmes que emociona, apesar da aparente ingenuidade na sua mensagem de paz ( tão comum nos filmes israelenses ou palestinos que procuram trazer a paz para os dois lados). Mas vale pelos excelentes atores, todos comoventes, e pela linda trilha sonora, que parecem musicas compostas para lamentos medievais. Um filme curto ( menos de 90 minutos), uma raridade nesses tempos de filmes de mais de duas horas de duração. Nota: 8

4 comentários:

  1. Acho que você não viu o mesmo filme que eu. Ou não sabe História. A guerra não é entre estonianos e georgianos. A guerra é entre russos e georgianos. O russos contratam os chechenos como mercenários para lutarem nesta guerra pelo território georgiano. Estônia e Geórgia tem uma excelente relação. São países próximos e amigos. Além disso os georgianos são cristãos ortodoxos. Os chechenos são mulçumanos. Parafraseando Nika, o georgiano do filme, para o checheno: "falta educação". Não adianta ser cinéfilo e não saber o que se vê. Pesquise um pouco mais ou assista ao filme novamente.

    ResponderExcluir
  2. cfp... parece que foi você que não entendeu nada sobre o filme, pois a mensagem central passou desapercebida - mais compreensão, fraternismo e humanidade com os outros. O resto é apenas dado histórico, e isso é o menos importante em Tangerinas.

    ResponderExcluir
  3. Não é possível limitar a análise deste filme à mensagem de fraternidade, ainda por cima tratá-lo de ingénuo. Utópico, talvez. Quem não entender o contexto histórico e geográfico não entende nada. Ali estão pessoas, mas está também toda a História do desmembramento da União Soviética.
    Já agora, cfp, os seus comentários são acertados, exceto que a Estónia fica a norte, no mar Báltico e a Geórgia a sul, junto ao Mar Negro. São tão vizinhos quanto o Brasil e o México.

    ResponderExcluir