sexta-feira, 3 de abril de 2015

Eden

"Eden", de Mia Hansen-Løve (2014) Diretora de "Meu primeiro amor" e do intenso "O pai de minhas filhas ( cinebiografia sobre o suicídio do produtor de cinema Humbert Balsan, após contrair dívidas com os filmes), Mia Hansen-Løve investe agora em um épico sobre a música eletrônica dos anos 90 aos dias atuais, através da história do Dj Paul Valley, um fanático pela garage music. A garaga music é uma vertente da House music, que mescla soul e disco, com batidas eletrônicas. Surgiu em Chicago no final dos anos 80. Em 1992, Paul deseja se tornar Dj, mesmo contra a vontade de sua mãe, que quer que ele seja escritor. Paul se associa a alguns conhecidos, e juntos, formam uma dupla de Dj chamada "Cheers". Começando em pequenas festinhas até estourar em grandes eventos, o filme percorre de 91 a 2013, mostrando a ascenção e queda de Paul. Drogas, mulheres, viagens ( uma boa parte do filme se passa em Nova York). Uma das mulheres é interpretada pela atriz cult americana Greta Gerwig ( "Frances ha"). Paralelo, o filme mostra também a aparição do duo francês "Daft punk". O filme brinca com o anonimato dos verdadeiros integrantes, já que ninguém sabe os nomes dos djs. Para mim, que sempre fui um grande apreciador da garage music, me senti vivendo a época enquanto assistia ao filme. As loucuras da pista de dança, ao som de "Plastic dreams", "Follow me", "Whistle song", "Homeless", além de clássicos do Daft Punk. O principal problema do filme, dentro de sua grande ambição histórica, é a sua duração. 131 minutos cobrindo uma história de um personagem anônimo é muito para o espectador. Ainda mais que o filme não tem grandes reviravoltas. É um filme bacana, a gente ri, curte as músicas, mas chega uma hora que dá uma canseira. 40 minutos a menos faria um bem incrível ao filme. No mais, bons atores que convencem em seus papéis , e o desejo de ter ouvido mais músicas clássicas da época. Nota: 7

Um comentário:

  1. Olá, obrigado pelo texto sobre este bom filme. Gostaria de complementar algumas informações: 1) O termo Garage House vem do mítico disco club de Nova York chamado Paradise Garage, cujo nome, vale lembrar, aparece aparece após os crédito iniciais. Esta discoteca era comandada pelo lendário DJ Larry Levan, e seu som influente inspirou o nome do estilo musical Garage House.
    2) O nome dos integrantes do duo Daft Punk é conhecido sim. Eles se chamam Guy-Manuel de Homem-Christo e Thomas Bangalter, seus rostos podem ser vistos em fotos raras pela web.
    É isso. Valeu

    ResponderExcluir