terça-feira, 10 de novembro de 2015

O martírio de Joana D'arc

"La passion de Jeanne d'Arc", de Carl Theodor Dreyer (1928) Começo minhas impressões em relação a esse filme dizendo que é obrigatório para todos os atores assistirem e entenderem o que significa atuar sem usar musculatura do rosto. Dreyer proibiu o elenco de atuar usando expressões e apenas se apropriando dos olhares, como se usassem máscaras que o imobilizassem facialmente. O resultado é um dos trabalhos mais fortes e contundentes em termos de performance que já assisti, tal a força do olhar de Maria Falconetti, em sua única atuação para o Cinema, tendo seu rosto associado ao que de melhor se produziu na sétima arte. Dreyer a conheceu nos palcos fazendo comédia e percebeu a alma dessa atriz através de seu corpo. Não teve dúvidas em convida-la. Apesar da produção ser dinamarquesa, Dreyer filmou tudo na França, usando atores franceses, inclusive Antonin Artaud. A primeira cópia do filme foi dada como destruída, a Igreja católica baniu o filme. Nos anos 80 foi descoberta uma cópia em um hospício da Dinamarca e dai fez-se a cópia que todos conhecem hoje em dia, o mais próximo que os pesquisadores acreditam ser do filme original, uma vez que Dreyer faleceu em 68. "O martírio de Joana D'arc" foi seu ultimo filme mudo e lançado em 1928. Fica até impossível pensarmos nesse filme se fosse falado. A direção, os enquadramentos, a fotografia de Rudolph Mate', que fotografou a obra-prima expressionista " O gabinete do Dr Caligari" fazem desse filme uma experiência única para o espectador. O roteiro foi todo baseado nos manuscritos do julgamento que aconteceu no Sex XV na França. O filme é dividido em 3 blocos: julgamento, tortura e condenação à fogueira. Rechaçada pelos poderoso, que incluía um clero ligado aos interesses ingleses, Joana D'arc insistia que foi designada por Deus a comandar os franceses contra a Inglaterra. Acusada de herege, ela chega a repensar a sua postura, mas logo determinada se entrega ao seu destino. Os olhares de Falconetti em momentos de angustia, desespero e sina são algo de extraordinário. A melhor aula de atuação ir possa existir. As cenas da condenação são impressionante e tenho certeza que o seriado " Game of thrones" se inspirou nele na morte a fogueira de uma personagem.

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