quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

O quarto de Jack

"Room", de Lenny Abrahamson (2015) Filme que irá destruir corações de todos os espectadores que se permitirem abrir para essa história barra-pesada, e que tem como mensagem central a volta por cima baseado no amor e nos valores familiares. Dirigido pelo irlandês Lenny Abrahamson, que realizou os ótimos "O que Richard fez" e "Frank", o filme saiu do Festival de Toronto com o prêmio de melhor filme escolhido pelo público. É impossível não se comover com a história. Nem dá para contar muito, senão corremos o risco de dar spoiler, mas o filme é baseado no livro de Emma Donoghue, que por sua vez, se inspirou na historia real que aconteceu na Austria: um homem trancou a própria filha no porão e teve 7 filhos com ela. Usando essa premissa, a escritora escreveu um livro todo narrado pelo menino JAck, de apenas 5 anos, que cresceu no quarto e nunca teve contato com o mundo externo. Semelhante a "A vida é bela", de Roberto Begnini, sua mãe, chamada de Ma pelo filho, narra histórias dizendo que tudo no mundo exterior é um faz de conta que não existe. Porém, a medida que Jack vai crescendo e ficando mais esperto, ele acaba sendo uma ameaça para o carrasco. Roteiro formidável, denso, que vai fundo no coração e que faz pensar sobre as relações , sejam elas familiares ou de amizade. O que realmente importa para vivermos? A direção de Lenny Abrahamson é impecável, segura. Ele provoca ternura e muita tensão em momentos que a gente quase não quer ver de tão palpitantes. A fotografia de Danny Cohen é um deslumbre, colorindo com tintas melancólicas o filme, e a trilha sonora de Stephen Rennicks é bem naquele estilo que eleva a alma de todo mundo. Mas o filme não seria não sem o talento de 3 atores: Brie Larson (Ma), Jacob Tremblay ( Jack) e Joan Allen, no papel da avó. Que felicidade poder assistir a atuações tão fortes, inteligentes, comoventes. Joan Allen é uma atriz subestimada, que há muito já merecia receber um Oscar. Brie Larson com certeza se tornará uma grande estrela disputada pelos produtores e esse menino Jacob Tremblay, vou torcer para não ter o mesmo fim de Joel Osment e Macaulay Culkin. Espontâneo, o grande dom do menino e do Diretor é não fazer dele aquela criança prodígio que quer ser um adulto. Ele é uma criança e age como tal. Arrebatador. Não é um filme fácil de ser digerido, e muito menos recomendado para qualquer um. Machuca, provoca. Ma sé um show de talentos. Nota: 10

3 comentários:

  1. Filme maravilhoso que apesar de muito profundo é leve de assistir e realmente te conecta com as suas mais importantes relações. Saí do cinema e voltei correndo para a casa e dormi abraçada com a minha filha! Ainda não consegui parar de pensar nessa história marcante.

    ResponderExcluir
  2. passou uma nuvem de poeira enquanto assistia

    ResponderExcluir
  3. Jacob Tremblay mostrou uma performance muito boa, parte do grande talento que ele tem como ator. Desfrutei de verlo em Refém Do Medo, eu gosto como interpreta o seu personagem, e sobre tudo é diferente a todos os filmes de suspense. Ele sempre surpreende com os seus papeis, pois se mete de cabeça nas suas atuações e contagia profundamente a todos com as suas emoções. Além, acho que a sua participação neste filme realmente ajudou ao desenvolvimento da história.

    ResponderExcluir