domingo, 13 de março de 2016

Nossa irmã mais nova

"Umimachi diary", de Hirokazu Koreeda (2015) Exibido na Competição do Festival de Cannes 2015, "Nossa irmã mais nova"é baseado em uma série de Mangá, e adaptado para o cinema pelo mesmo realizador dos excelentes "Ninguém pode saber" e "Pais e filhos", ambos premiados em edições anteriores do Festival de Cannes. Novamente, Koreeda usa como tema as relações familiares, e principalmente, a temática do abandono. Três irmãs moram em uma grande casa em Kamakura: Sachi, enfermeira, 29 anos, cuida de pacientes terminais. Ela é a mais focada e trata as irmãs como se fosse mãe delas. Yoshino, 22 anos, a mais extrovertida, é namoradeira e trabalha como atendente em um banco de empréstimos. Chika, 19, ingênua, trabalha em uma loja de esportes. Elas moram sozinhas: o pai as abandonou e foi se casar com outra mulher, a 15 anos atrás, e a mãe, não aguentando o abandono, também foge. O filme começa com a notícia de que o pai morreu. as irmãs viajam até a cidade de Yamagata, no interior, para o funeral. Lá, descobrem que possuem uma meia-irmã, Suzu, 13 anos, porém já com postura de uma adulta séria. As irmãs convidam Suzu para ir morar com elas, e assim, o filme acompanha a rotina das 4 irmãs. O filme, com 127 minutos de duração, não tem nenhuma cena de conflito. Acompanhamos pequenos dramas, mas nada que provoque uma reviravolta na vida de nenhuma delas. O filme se baseia totalmente no cotidiano e no convívio das 4 mulheres dentro e fora de casa. A fotografia, deslumbrante, valoriza as belíssimas locações. A trilha sonora também, evoca emoções internas, parece até que estamos vendo um filme de Ozu. Tudo está ali, nos olhos das personagens, brilhantemente defendidas por 4 ótimas atrizes. O que prejudica o filme é sua excessiva duração. Poderia com certeza ter meia hora a menos. O ritmo é bem lento, e o espectador precisa estar bem relaxado para poder apreciar o filme inteiro sem se cansar. NO final das contas, mesmo longo, é um exemplar do cinema humanista e delicado de Koreeda, notoriamente um ótimo diretor de atores.

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