quarta-feira, 27 de abril de 2016

Lady Snowblood - Vingança na neve

ça na neve
"Lady Snowblood", de Toshyia Fujita (1973) Adaptação de um mangá, esse clássico cult de 1973 foi a grande inspiração para Tarantino realizar o seu "Kill Bill". Após o lançamento do filme de Tarantino, "Lady snowblood" foi descoberto por cinéfilos do mundo inteiro. Eu mesmo só tive a chance de o assistir agora, e fiquei impressionado com tantas "homenagens"que Tarantino fez a esse filme cujo tema principal é a vingança. Na Era Meiji, uma presidiária dá à luz um bebê. Antes de morrer, a mãe diz à sua filha recém nascida que ela é Filha da vingança e que a sua vida será dedicada a se vingar daqueles que um dia, mataram o marido e o filho de sua mãe, e a estupraram. Yuki, a bebê, é criada então por uma das presidiárias e seu marido, um monge que ensina à criança as artes marciais e o uso da espada, para que, quando complete 20 anos de idade, se vingue. Aos completar os 20 anos, Yuki sai em busca dos 4 assassinos de sua família. Com uma direção criativa e inovadora, beirando o experimental ( e muito uso de câmera na mão), Toshyio Fujita reinventa a trama de ação e de vingança, tão em voga na época. Mesclando temas musicais ( Soul, faroeste de Morricone, romântico brega) , a narrativa se embui de uma aura pop que se apresenta através de cortes na edição modernos, divisão do filme em capítulos ( cada um com um título), uso de quadrinhos e principalmente, um exagero no sangue, que faz a delícia de qualquer cinéfilo. O sangue sempre jorra em litros, uma imagem que o aproxima dos quadrinhos. É tudo tão exagerado, Kitsch, mas extremamente requintado e operístico, que Tarantino não teve dúvidas: chupou quase o filme todo. A atriz Meiko Taji, no papel de Yuki, está arrasadora. É um filme essencial, arrojado, e um grande guia para quem acha que a modernidade no cinema só chegou com a violência e a forma de contar os filmes de Tarantino. Antes dele, Toshyia Fujita já mesclava gêneros, homenageava os filmes, obscuros, os faroestes de Sergio Leone e dava a tudo uma dimensão de melodrama trágico, contando os capítulos em flashback e flashforward.

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