terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Gata em teto de zinco quente

"Cat on a hot tin roof", de Richard Brooks (1958) Clássico drama baseado em famosa peça teatral de Tennessee Williams, que desdenhou do filme por ter eliminado o tema da homossexualidade do personagem Brick ( o código de conduta Hayes, na época, não permitia menções ao homossexualismo). O filme é uma brilhante adaptação, conduzido por maestria por Richard Brooks, que co-adaptou a peça. A performance memorável de todo o Elenco, e os diálogos ácidos e cruéis são as grandes forças do filme, que continua arrebatador. O filme se ambienta na racista região do Sul dos Estados Unidos. Brick (Paul Newman) é um ex-jogador de futebol, que se entrou ao alcoolismo. Casado com Maggie (Elisabeth Taylor), uma ambiciosa mulher que quer ter filho com Brick para ter direitos a uma parte da herança de Big Daddy ( Burl Yves, fenomenal), diagnosticado com câncer terminal. Big Daddy é um milionário fazendeiro, casado com Mamma e que tem outro filho, Gooper, casado com a também ambiciosa Mae (Madeleine Sherwood, antológica), pis de 5 filhos e de olho na herança do pai. Brick rejeita Maggie por conta de um fato trágico que ocorreu com seu melhor amigo, o também jogador de futebol Skipper, que se suicidou. Nessa noite onde todos irão comemorar o aniversario de Big Daddy, a verdade virá `a tona para todos. Esse é um tipo de filme que infelizmente não se produz mais em Hollywood: elegante, glamuroso, com atuações impecáveis e que se baseia 100 por cento no talento do elenco e do roteiro. A cada cena que se passa ( que parece ato de uma peça de teatro) , fica notório o quanto a Direção tem noção do tesouro que possui. Sem grande arroubos tecnológicos, a marcação de cena permite a movimentação dos personagens no quadro, dando profundidade, como se estivessem em um grande palco, mas com uma diferença enorme: atuam para o cinema. Esse é o tipo de produção que os atores deveriam assistir, e discutirem o tipo de interpretação possível para a época ( que já vinha sofrendo influencias de Lee Strasberg) e trazendo o naturalismo para o Cinema ( vide a performance de Paul Newman). Repleto de cenas antológicas, é um drama a ser revisto de tempos em tempos. O filme foi indicado a 6 Oscars, mas perdeu todas.

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